Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63724

Compartilhe esta página

Título: Analysis of the impact of generative ai on teaching and learning perspectives in education: a tertiary literature review
Autor(es): CAVALCANTE, Luiz Felipe Accioly
Palavras-chave: systematic review; education; generative AI; impact; tertiary literature review
Data do documento: 24-Abr-2025
Citação: CAVALCANTE, Luiz Felipe. Analysis of the impact of generative AI on teaching and learning perspectives in educational contexts: a tertiary literature review. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: A inteligência artificial generativa tem ganhado destaque significativo nos últimos anos, impulsionada por sua vasta gama de aplicações, muitas das quais ainda permanecem pouco exploradas. Um dos campos profundamente impactados pelos avanços dessa tecnologia é a educação. A integração da IA generativa em contextos educacionais traz consigo oportunidades promissoras e desafios complexos, que demandam uma análise cuidadosa e reflexiva. Este estudo mapeou o cenário temático de 13 revisões sistemáticas da literatura indexadas em bases de dados renomadas, como ERIC, Scopus, Emerald, Web of Science e IEEE Xplore, e realiza uma revisão terciária da literatura com o objetivo de sintetizar revisões sistemáticas e meta-análises existentes. O trabalho busca oferecer insights para uma utilização responsável e eficaz da IA generativa, além de abrir caminho para investigações futuras sobre seu potencial transformador no âmbito educacional.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63724
Aparece nas coleções:(TCC) - Sistemas da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Luiz Felipe Accioly Cavalcante.pdf1,67 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons