Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58278

Comparte esta pagina

Título : Design para inclusão: proposição de jogo lúdico visando o rastreio precoce da discromatopsia.
Autor : SILVA, Emilly Lorena Monteiro da
Palabras clave : Daltonismo; Ferramenta de identificação; Cores
Fecha de publicación : 6-sep-2024
Citación : SILVA, Emilly Lorena Monteiro da. Design para inclusão: proposição de jogo lúdico visando o rastreio precoce da discromatopsia. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Resumen : O presente artigo se dedica a apresentar o desenvolvimento e aplicação de um recurso lúdico destinado ao rastreio da discromatopsia de maneira precoce. O projeto consiste em um jogo de quebra-cabeça que possui o objetivo de propiciar a triagem de indivíduos com algum nível de deficiência de visão de cores (DVC). A pesquisa foi desenvolvida de acordo com a abordagem qualitativa, imersa nas etapas da metodologia de design do Double Diamond, aplicadas no que tange aos aspectos teóricos e projetuais do estudo. Com o intuito de validar o recurso, foi realizada a aplicação com seis participantes que indicaram ter algum tipo de alteração na visão cromática. Com isso, foi percebido o potencial de uso do artefato quanto a identificação de indivíduos com distúrbios congênitos ou adquiridos da visão de cores. Por fim, o estudo ainda se propõe a ampliar as discussões sobre os testes para identificar a discromatopsia, principalmente quanto às possibilidades que os recursos lúdicos possuem na aplicação com os usuários
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58278
Aparece en las colecciones: (CAA-ND): TCC - Design

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Emilly Lorena Monteiro da Silva.pdf
  Artículo embargado hasta 2025-10-24
1,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir     Item embargoed


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons