Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58278

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGARCIA, Lucas Jose-
dc.contributor.authorSILVA, Emilly Lorena Monteiro da-
dc.date.accessioned2024-10-25T12:57:22Z-
dc.date.available2024-10-25T12:57:22Z-
dc.date.issued2024-09-06-
dc.date.submitted2024-10-23-
dc.identifier.citationSILVA, Emilly Lorena Monteiro da. Design para inclusão: proposição de jogo lúdico visando o rastreio precoce da discromatopsia. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58278-
dc.description.abstractO presente artigo se dedica a apresentar o desenvolvimento e aplicação de um recurso lúdico destinado ao rastreio da discromatopsia de maneira precoce. O projeto consiste em um jogo de quebra-cabeça que possui o objetivo de propiciar a triagem de indivíduos com algum nível de deficiência de visão de cores (DVC). A pesquisa foi desenvolvida de acordo com a abordagem qualitativa, imersa nas etapas da metodologia de design do Double Diamond, aplicadas no que tange aos aspectos teóricos e projetuais do estudo. Com o intuito de validar o recurso, foi realizada a aplicação com seis participantes que indicaram ter algum tipo de alteração na visão cromática. Com isso, foi percebido o potencial de uso do artefato quanto a identificação de indivíduos com distúrbios congênitos ou adquiridos da visão de cores. Por fim, o estudo ainda se propõe a ampliar as discussões sobre os testes para identificar a discromatopsia, principalmente quanto às possibilidades que os recursos lúdicos possuem na aplicação com os usuáriospt_BR
dc.format.extent33p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDaltonismopt_BR
dc.subjectFerramenta de identificaçãopt_BR
dc.subjectCorespt_BR
dc.titleDesign para inclusão: proposição de jogo lúdico visando o rastreio precoce da discromatopsia.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3217653303737969pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3093013344692696pt_BR
dc.description.abstractxThe present article is dedicated to presenting the development and application of a playful resource aimed at screening for dyschromatopsia in an early manner. The project consists of a puzzle game that has the objective of providing the screening of individuals with some level of color vision deficiency (CVD). The research was developed according to the qualitative approach, immersed in the stages of the Double Diamond design methodology, applied to the theoretical and design aspects of the study. In order to validate the resource, the application was carried out with six participants who indicated having some type of alteration in color vision. With this, the potential of using the artifact as the identification of individuals with congenital or acquired disorders of color vision was realized. Finally, the study also proposes to expand the discussions about the tests to identify dyschromatopsia, especially regarding the possibilities that playful resources have in the application with userspt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Outros::Desenho de Projetospt_BR
dc.degree.departament::(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Designpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Emilly Lorena Monteiro da Silva.pdf
  Item embargado até 2025-10-24
1,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons