Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58278

Compartilhe esta página

Título: Design para inclusão: proposição de jogo lúdico visando o rastreio precoce da discromatopsia.
Autor(es): SILVA, Emilly Lorena Monteiro da
Palavras-chave: Daltonismo; Ferramenta de identificação; Cores
Data do documento: 6-Set-2024
Citação: SILVA, Emilly Lorena Monteiro da. Design para inclusão: proposição de jogo lúdico visando o rastreio precoce da discromatopsia. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Abstract: O presente artigo se dedica a apresentar o desenvolvimento e aplicação de um recurso lúdico destinado ao rastreio da discromatopsia de maneira precoce. O projeto consiste em um jogo de quebra-cabeça que possui o objetivo de propiciar a triagem de indivíduos com algum nível de deficiência de visão de cores (DVC). A pesquisa foi desenvolvida de acordo com a abordagem qualitativa, imersa nas etapas da metodologia de design do Double Diamond, aplicadas no que tange aos aspectos teóricos e projetuais do estudo. Com o intuito de validar o recurso, foi realizada a aplicação com seis participantes que indicaram ter algum tipo de alteração na visão cromática. Com isso, foi percebido o potencial de uso do artefato quanto a identificação de indivíduos com distúrbios congênitos ou adquiridos da visão de cores. Por fim, o estudo ainda se propõe a ampliar as discussões sobre os testes para identificar a discromatopsia, principalmente quanto às possibilidades que os recursos lúdicos possuem na aplicação com os usuários
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58278
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Emilly Lorena Monteiro da Silva.pdf
  Item embargado até 2025-10-24
1,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons