Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58278
Share on
Title: | Design para inclusão: proposição de jogo lúdico visando o rastreio precoce da discromatopsia. |
Authors: | SILVA, Emilly Lorena Monteiro da |
Keywords: | Daltonismo; Ferramenta de identificação; Cores |
Issue Date: | 6-Sep-2024 |
Citation: | SILVA, Emilly Lorena Monteiro da. Design para inclusão: proposição de jogo lúdico visando o rastreio precoce da discromatopsia. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. |
Abstract: | O presente artigo se dedica a apresentar o desenvolvimento e aplicação de um recurso lúdico destinado ao rastreio da discromatopsia de maneira precoce. O projeto consiste em um jogo de quebra-cabeça que possui o objetivo de propiciar a triagem de indivíduos com algum nível de deficiência de visão de cores (DVC). A pesquisa foi desenvolvida de acordo com a abordagem qualitativa, imersa nas etapas da metodologia de design do Double Diamond, aplicadas no que tange aos aspectos teóricos e projetuais do estudo. Com o intuito de validar o recurso, foi realizada a aplicação com seis participantes que indicaram ter algum tipo de alteração na visão cromática. Com isso, foi percebido o potencial de uso do artefato quanto a identificação de indivíduos com distúrbios congênitos ou adquiridos da visão de cores. Por fim, o estudo ainda se propõe a ampliar as discussões sobre os testes para identificar a discromatopsia, principalmente quanto às possibilidades que os recursos lúdicos possuem na aplicação com os usuários |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58278 |
Appears in Collections: | (CAA-ND): TCC - Design |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Emilly Lorena Monteiro da Silva.pdf Embargoed Item Until 2025-10-24 | 1,16 MB | Adobe PDF | View/Open Item embargoed |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License