Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57879
Comparte esta pagina
Título : | “Vi um pretinho e seu caderno era um fuzil”: o rap como instrumento de educação antirracista |
Autor : | OLIVEIRA, Yasmim Suzane Seabra de |
Palabras clave : | Rap; Antirracismo; Literatura; Educação antirracista |
Fecha de publicación : | 18-mar-2024 |
Citación : | OLIVEIRA, Yasmim Suzane Seabra de. "Vi um pretinho e seu caderno era um fuzil”: o rap como instrumento de educação antirracista. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras Português - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Resumen : | Promover uma educação antirracista por meio do uso do rap na sala de aula, a fim de falar sobre a realidade de alunos negros e pardos. Esta pesquisa tem como objetivo a análise das músicas Capitães da Areia, do rapper Baco Exu do Blues, Ismália, do rapper Emicida e A vida é desafio, do grupo Racionais Mc´s. Teremos como base Ricardo Teperman (2015) e Elaine Nunes de Andrade (1999), que possuem um grande trabalho de pesquisa sobre o rap. Paulo Freire (1968, 2004) e bell hooks (2013) que pontuam, em seus escritos, formas transformadoras de fazer a educação. A proposta é mostrar como o rap pode servir de ferramenta pedagógica nas aulas de literatura. Concluímos, a partir da análise das três músicas que a educação se dá por completo quando todos os alunos se sentem pertencentes ao espaço escolar. Bagagens culturais, sociais e raciais dos educandos devem ser valorizadas e trazidas para sala de aula e, assim, promover um espaço que atue de forma antirracista. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57879 |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Letras - Português |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Yasmim Suzane Seabra de Oliveira.docx.pdf | 374,16 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons