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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57879

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Título: “Vi um pretinho e seu caderno era um fuzil”: o rap como instrumento de educação antirracista
Autor(es): OLIVEIRA, Yasmim Suzane Seabra de
Palavras-chave: Rap; Antirracismo; Literatura; Educação antirracista
Data do documento: 18-Mar-2024
Citação: OLIVEIRA, Yasmim Suzane Seabra de. "Vi um pretinho e seu caderno era um fuzil”: o rap como instrumento de educação antirracista. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras Português - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Promover uma educação antirracista por meio do uso do rap na sala de aula, a fim de falar sobre a realidade de alunos negros e pardos. Esta pesquisa tem como objetivo a análise das músicas Capitães da Areia, do rapper Baco Exu do Blues, Ismália, do rapper Emicida e A vida é desafio, do grupo Racionais Mc´s. Teremos como base Ricardo Teperman (2015) e Elaine Nunes de Andrade (1999), que possuem um grande trabalho de pesquisa sobre o rap. Paulo Freire (1968, 2004) e bell hooks (2013) que pontuam, em seus escritos, formas transformadoras de fazer a educação. A proposta é mostrar como o rap pode servir de ferramenta pedagógica nas aulas de literatura. Concluímos, a partir da análise das três músicas que a educação se dá por completo quando todos os alunos se sentem pertencentes ao espaço escolar. Bagagens culturais, sociais e raciais dos educandos devem ser valorizadas e trazidas para sala de aula e, assim, promover um espaço que atue de forma antirracista.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57879
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Português

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