Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57879
Compartilhe esta página
Título: | “Vi um pretinho e seu caderno era um fuzil”: o rap como instrumento de educação antirracista |
Autor(es): | OLIVEIRA, Yasmim Suzane Seabra de |
Palavras-chave: | Rap; Antirracismo; Literatura; Educação antirracista |
Data do documento: | 18-Mar-2024 |
Citação: | OLIVEIRA, Yasmim Suzane Seabra de. "Vi um pretinho e seu caderno era um fuzil”: o rap como instrumento de educação antirracista. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras Português - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | Promover uma educação antirracista por meio do uso do rap na sala de aula, a fim de falar sobre a realidade de alunos negros e pardos. Esta pesquisa tem como objetivo a análise das músicas Capitães da Areia, do rapper Baco Exu do Blues, Ismália, do rapper Emicida e A vida é desafio, do grupo Racionais Mc´s. Teremos como base Ricardo Teperman (2015) e Elaine Nunes de Andrade (1999), que possuem um grande trabalho de pesquisa sobre o rap. Paulo Freire (1968, 2004) e bell hooks (2013) que pontuam, em seus escritos, formas transformadoras de fazer a educação. A proposta é mostrar como o rap pode servir de ferramenta pedagógica nas aulas de literatura. Concluímos, a partir da análise das três músicas que a educação se dá por completo quando todos os alunos se sentem pertencentes ao espaço escolar. Bagagens culturais, sociais e raciais dos educandos devem ser valorizadas e trazidas para sala de aula e, assim, promover um espaço que atue de forma antirracista. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57879 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras - Português |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Yasmim Suzane Seabra de Oliveira.docx.pdf | 374,16 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons