Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57879
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BREUNIG, Tiago Hermano | - |
dc.contributor.author | OLIVEIRA, Yasmim Suzane Seabra de | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-25T18:59:42Z | - |
dc.date.available | 2024-09-25T18:59:42Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-18 | - |
dc.date.submitted | 2024-09-25 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Yasmim Suzane Seabra de. "Vi um pretinho e seu caderno era um fuzil”: o rap como instrumento de educação antirracista. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras Português - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57879 | - |
dc.description.abstract | Promover uma educação antirracista por meio do uso do rap na sala de aula, a fim de falar sobre a realidade de alunos negros e pardos. Esta pesquisa tem como objetivo a análise das músicas Capitães da Areia, do rapper Baco Exu do Blues, Ismália, do rapper Emicida e A vida é desafio, do grupo Racionais Mc´s. Teremos como base Ricardo Teperman (2015) e Elaine Nunes de Andrade (1999), que possuem um grande trabalho de pesquisa sobre o rap. Paulo Freire (1968, 2004) e bell hooks (2013) que pontuam, em seus escritos, formas transformadoras de fazer a educação. A proposta é mostrar como o rap pode servir de ferramenta pedagógica nas aulas de literatura. Concluímos, a partir da análise das três músicas que a educação se dá por completo quando todos os alunos se sentem pertencentes ao espaço escolar. Bagagens culturais, sociais e raciais dos educandos devem ser valorizadas e trazidas para sala de aula e, assim, promover um espaço que atue de forma antirracista. | pt_BR |
dc.format.extent | 47p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Rap | pt_BR |
dc.subject | Antirracismo | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Educação antirracista | pt_BR |
dc.title | “Vi um pretinho e seu caderno era um fuzil”: o rap como instrumento de educação antirracista | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1823113069102667 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4555361609634168 | pt_BR |
dc.description.abstractx | To promote an anti-racist education through the use of the rap genre during classes, in order to speak about black and brown students' realities. The main goal of this research is analyzing the songs "Capitães da Areia", by the rapper Baco Exu do Blues, "Ismalia", by the rapper Emicida and "A vida é desafio", by the group Racionais Mc's. The basis consists in the studies of Ricardo Teperman (2015) and Elaine Nunes de Andrade (1999), who have got a great amount of research work about the rap genre. Paulo Freire (1968, 2004) and Bell Hooks (2013), whose works stands out in transforming ways for building education. The proposal is showing how rap can be used as a pedagogical tool in literature classes. From the analysis of the three songs, is concluded that education is fully completed when all of the students feel as if they belong in the school environment. Students' cultural, social and racial background must be valued and brought into the classroom and, by that means, promote an school environment that operates with an anti-racist approach. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DL) - Departamento de Letras | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Português | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Letras - Português |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Yasmim Suzane Seabra de Oliveira.docx.pdf | 374,16 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons