Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57879

Comparte esta pagina

Título : “Vi um pretinho e seu caderno era um fuzil”: o rap como instrumento de educação antirracista
Autor : OLIVEIRA, Yasmim Suzane Seabra de
Palabras clave : Rap; Antirracismo; Literatura; Educação antirracista
Fecha de publicación : 18-mar-2024
Citación : OLIVEIRA, Yasmim Suzane Seabra de. "Vi um pretinho e seu caderno era um fuzil”: o rap como instrumento de educação antirracista. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras Português - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : Promover uma educação antirracista por meio do uso do rap na sala de aula, a fim de falar sobre a realidade de alunos negros e pardos. Esta pesquisa tem como objetivo a análise das músicas Capitães da Areia, do rapper Baco Exu do Blues, Ismália, do rapper Emicida e A vida é desafio, do grupo Racionais Mc´s. Teremos como base Ricardo Teperman (2015) e Elaine Nunes de Andrade (1999), que possuem um grande trabalho de pesquisa sobre o rap. Paulo Freire (1968, 2004) e bell hooks (2013) que pontuam, em seus escritos, formas transformadoras de fazer a educação. A proposta é mostrar como o rap pode servir de ferramenta pedagógica nas aulas de literatura. Concluímos, a partir da análise das três músicas que a educação se dá por completo quando todos os alunos se sentem pertencentes ao espaço escolar. Bagagens culturais, sociais e raciais dos educandos devem ser valorizadas e trazidas para sala de aula e, assim, promover um espaço que atue de forma antirracista.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57879
Aparece en las colecciones: (TCC) - Letras - Português

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Yasmim Suzane Seabra de Oliveira.docx.pdf374,16 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons