Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57219

Compartilhe esta página

Título: Gênero resenha no TikTok e em sala de aula: sugestões para um ensino multimodal de Língua Portuguesa na Educação Básica
Autor(es): VITAL, Monique da Costa Ribeiro
Palavras-chave: Gênero Resenha.; Tecnogêneros.; Ensino de Língua Portuguesa.; TikTok.
Data do documento: 18-Mar-2024
Citação: VITAL, Monique da Costa Ribeiro. Gênero resenha no TikTok e em sala de aula: sugestões para um ensino multimodal de Língua Portuguesa na Educação Básica. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras Português - Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Este trabalho tem como foco analisar o comportamento do gênero resenha em vídeos derivados de perfis de comédia e da comunidade leitora na plataforma digital TikTok, visando sugerir possibilidades de trabalho com esse gênero nas aulas de Língua Portuguesa da Educação Básica. Considerando os objetivos que pretende alcançar, a pesquisa é dotada de caráter qualitativo e bibliográfico, na qual será feita uma análise documental sobre os movimentos tecnodiscursivos do gênero resenha pensado para o TikTok. Para isso, serão exploradas as multissemioses e as características específicas dos discursos que se originam digitalmente em exemplos retirados desta mídia digital, de maneira guiada pelos aspectos da multimodalidade como estratégia para a construção de sentidos (Dionísio, 2006; Pinheiro, 2015; Rojo, 2012) e da Análise do discurso digital (Paveau, 2022). Como recomenda a BNCC (2018), baseadas na concepção sociointeracionista de língua, todas as sugestões para o ensino serão feitas de forma interligada aos eixos de ensino de Língua Portuguesa. Por fim, será possível perceber que a abordagem dos gêneros digitais, apesar de ainda representar uma dificuldade para os professores, pode ocorrer em sala de aula, configurando-se como uma excelente estratégia para se trabalhar com a língua materna na Educação Básica.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57219
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Monique da Costa Ribeiro Vital.pdf13,02 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons