Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57219
Comparte esta pagina
Título : | Gênero resenha no TikTok e em sala de aula: sugestões para um ensino multimodal de Língua Portuguesa na Educação Básica |
Autor : | VITAL, Monique da Costa Ribeiro |
Palabras clave : | Gênero Resenha.; Tecnogêneros.; Ensino de Língua Portuguesa.; TikTok. |
Fecha de publicación : | 18-mar-2024 |
Citación : | VITAL, Monique da Costa Ribeiro. Gênero resenha no TikTok e em sala de aula: sugestões para um ensino multimodal de Língua Portuguesa na Educação Básica. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras Português - Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Resumen : | Este trabalho tem como foco analisar o comportamento do gênero resenha em vídeos derivados de perfis de comédia e da comunidade leitora na plataforma digital TikTok, visando sugerir possibilidades de trabalho com esse gênero nas aulas de Língua Portuguesa da Educação Básica. Considerando os objetivos que pretende alcançar, a pesquisa é dotada de caráter qualitativo e bibliográfico, na qual será feita uma análise documental sobre os movimentos tecnodiscursivos do gênero resenha pensado para o TikTok. Para isso, serão exploradas as multissemioses e as características específicas dos discursos que se originam digitalmente em exemplos retirados desta mídia digital, de maneira guiada pelos aspectos da multimodalidade como estratégia para a construção de sentidos (Dionísio, 2006; Pinheiro, 2015; Rojo, 2012) e da Análise do discurso digital (Paveau, 2022). Como recomenda a BNCC (2018), baseadas na concepção sociointeracionista de língua, todas as sugestões para o ensino serão feitas de forma interligada aos eixos de ensino de Língua Portuguesa. Por fim, será possível perceber que a abordagem dos gêneros digitais, apesar de ainda representar uma dificuldade para os professores, pode ocorrer em sala de aula, configurando-se como uma excelente estratégia para se trabalhar com a língua materna na Educação Básica. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57219 |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Letras - Português |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Monique da Costa Ribeiro Vital.pdf | 13,02 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons