Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57219
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MORAES, Andrea Silva | - |
dc.contributor.author | VITAL, Monique da Costa Ribeiro | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-06T12:39:54Z | - |
dc.date.available | 2024-08-06T12:39:54Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-18 | - |
dc.date.submitted | 2024-04-15 | - |
dc.identifier.citation | VITAL, Monique da Costa Ribeiro. Gênero resenha no TikTok e em sala de aula: sugestões para um ensino multimodal de Língua Portuguesa na Educação Básica. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras Português - Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57219 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como foco analisar o comportamento do gênero resenha em vídeos derivados de perfis de comédia e da comunidade leitora na plataforma digital TikTok, visando sugerir possibilidades de trabalho com esse gênero nas aulas de Língua Portuguesa da Educação Básica. Considerando os objetivos que pretende alcançar, a pesquisa é dotada de caráter qualitativo e bibliográfico, na qual será feita uma análise documental sobre os movimentos tecnodiscursivos do gênero resenha pensado para o TikTok. Para isso, serão exploradas as multissemioses e as características específicas dos discursos que se originam digitalmente em exemplos retirados desta mídia digital, de maneira guiada pelos aspectos da multimodalidade como estratégia para a construção de sentidos (Dionísio, 2006; Pinheiro, 2015; Rojo, 2012) e da Análise do discurso digital (Paveau, 2022). Como recomenda a BNCC (2018), baseadas na concepção sociointeracionista de língua, todas as sugestões para o ensino serão feitas de forma interligada aos eixos de ensino de Língua Portuguesa. Por fim, será possível perceber que a abordagem dos gêneros digitais, apesar de ainda representar uma dificuldade para os professores, pode ocorrer em sala de aula, configurando-se como uma excelente estratégia para se trabalhar com a língua materna na Educação Básica. | pt_BR |
dc.format.extent | 55p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Gênero Resenha. | pt_BR |
dc.subject | Tecnogêneros. | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Língua Portuguesa. | pt_BR |
dc.subject | TikTok. | pt_BR |
dc.title | Gênero resenha no TikTok e em sala de aula: sugestões para um ensino multimodal de Língua Portuguesa na Educação Básica | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3273105151902250 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3410231557148912 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work focuses on analyzing the behavior of the review genre in videos derived from comedy profiles and the reading community on TikTok digital platform, with the aim of suggesting possibilities for working with this genre in portuguese language classes in Basic Education. Considering the objectives it aims to achieve, the research is qualitative and bibliographic in nature, in which a documentary analysis will be made of the technodiscursive movements of the review genre designed for TikTok. To this end, the multisemiosis and specific characteristics of discourses that originate digitally will be explored in examples taken from this digital media, guided by aspects of multimodality as a strategy for constructing meanings (Dionísio, 2006; Pinheiro, 2015; Rojo, 2012) and the Digital Discourse Analysis (2022). As recommended by the BNCC (2018), based on the socio-interactionist conception of language, all suggestions for teaching will be made in a way that is interconnected with the teaching axes of Portuguese Language. Finally, it will be possible to see that the approach to digital genres, although still difficulty for teachers, can take place in the classroom, making it an excellent strategy for working with the mother language in Basic Education. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DL) - Departamento de Letras | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Português | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras - Português |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Monique da Costa Ribeiro Vital.pdf | 13,02 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons