Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/535
Share on
Title: | Paradigmas do conhecimento e compartilhamento do conhecimento: Um olhar a partir da modalidade de ação extensionista do projeto Imaginário UFPE |
Authors: | Regina Tschá, Elizabeth |
Keywords: | conhecimento; paradigmas do conhecimento; compartilhamento do conhecimento; extensão universitária; ecologia de saberes; pós-abissal; eco-diálogo |
Issue Date: | 31-Jan-2011 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citation: | Regina Tschá, Elizabeth; Ricardo Costa de Mendonça, José. Paradigmas do conhecimento e compartilhamento do conhecimento: Um olhar a partir da modalidade de ação extensionista do projeto Imaginário UFPE. 2011. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011. |
Abstract: | Este estudo procurou compreender qual o paradigma do conhecimento que refletido nos modelos mentais propicia o compartilhamento do conhecimento como eco-diálogo. O referencial teórico apresenta alguns esclarecimentos acerca da gestão do conhecimento com foco no compartilhamento do conhecimento. Em seguida, aborda-se o compartilhamento do conhecimento no contexto universitário, as barreiras do compartilhamento do conhecimento (os paradigmas do conhecimento e os modelos mentais), para proceder com a ampliação do conceito do compartilhamento do conhecimento e, por fim, apresenta-se o estado da arte do compartilhamento do conhecimento na atividade de extensão universitária. A abordagem metodológica adotada foi a de pesquisa qualitativa, e a estratégia de pesquisa foi a de estudo de caso do Laboratório "O Imaginário"- UFPE. Os dados foram coletados por meio de entrevistas, observações e documentos. A metodologia de análise adotada foi a Metodologia Interativa, cuja análise dos dados foi realizada em duas etapas: CHD - circulo hermenêutico dialético e AHD - análise hermenêutica dialética. Como principais resultados, tem-se que o modelo mental do compartilhamento do conhecimento e do conhecimento, dos integrantes do Imaginário, reflete o paradigma do conhecimento que norteia o discurso do compartilhamento do conhecimento enquanto prática do ―Imaginário‖ e a concepção do conhecimento do grupo (Imaginário), cuja concepção e discurso do compartilhamento enquanto prática pôde ser identificado como eco-diálogo. Finalmente, concluiu-se a partir das constatações que o paradigma refletido nos modelos mentais dos integrantes do Imaginário, que propicia um compartilhamento do conhecimento como eco-diálogo, é o pós-abissal |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/535 |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado - Administração |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
arquivo2711_1.pdf | 4,5 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License