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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/535

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRicardo Costa de Mendonça, José pt_BR
dc.contributor.authorRegina Tschá, Elizabethpt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T15:03:29Z-
dc.date.available2014-06-12T15:03:29Z-
dc.date.issued2011-01-31pt_BR
dc.identifier.citationRegina Tschá, Elizabeth; Ricardo Costa de Mendonça, José. Paradigmas do conhecimento e compartilhamento do conhecimento: Um olhar a partir da modalidade de ação extensionista do projeto Imaginário UFPE. 2011. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/535-
dc.description.abstractEste estudo procurou compreender qual o paradigma do conhecimento que refletido nos modelos mentais propicia o compartilhamento do conhecimento como eco-diálogo. O referencial teórico apresenta alguns esclarecimentos acerca da gestão do conhecimento com foco no compartilhamento do conhecimento. Em seguida, aborda-se o compartilhamento do conhecimento no contexto universitário, as barreiras do compartilhamento do conhecimento (os paradigmas do conhecimento e os modelos mentais), para proceder com a ampliação do conceito do compartilhamento do conhecimento e, por fim, apresenta-se o estado da arte do compartilhamento do conhecimento na atividade de extensão universitária. A abordagem metodológica adotada foi a de pesquisa qualitativa, e a estratégia de pesquisa foi a de estudo de caso do Laboratório "O Imaginário"- UFPE. Os dados foram coletados por meio de entrevistas, observações e documentos. A metodologia de análise adotada foi a Metodologia Interativa, cuja análise dos dados foi realizada em duas etapas: CHD - circulo hermenêutico dialético e AHD - análise hermenêutica dialética. Como principais resultados, tem-se que o modelo mental do compartilhamento do conhecimento e do conhecimento, dos integrantes do Imaginário, reflete o paradigma do conhecimento que norteia o discurso do compartilhamento do conhecimento enquanto prática do ―Imaginário‖ e a concepção do conhecimento do grupo (Imaginário), cuja concepção e discurso do compartilhamento enquanto prática pôde ser identificado como eco-diálogo. Finalmente, concluiu-se a partir das constatações que o paradigma refletido nos modelos mentais dos integrantes do Imaginário, que propicia um compartilhamento do conhecimento como eco-diálogo, é o pós-abissalpt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectconhecimentopt_BR
dc.subjectparadigmas do conhecimentopt_BR
dc.subjectcompartilhamento do conhecimentopt_BR
dc.subjectextensão universitáriapt_BR
dc.subjectecologia de saberespt_BR
dc.subjectpós-abissalpt_BR
dc.subjecteco-diálogopt_BR
dc.titleParadigmas do conhecimento e compartilhamento do conhecimento: Um olhar a partir da modalidade de ação extensionista do projeto Imaginário UFPEpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Administração

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