Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/535
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Ricardo Costa de Mendonça, José | pt_BR |
dc.contributor.author | Regina Tschá, Elizabeth | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-12T15:03:29Z | - |
dc.date.available | 2014-06-12T15:03:29Z | - |
dc.date.issued | 2011-01-31 | pt_BR |
dc.identifier.citation | Regina Tschá, Elizabeth; Ricardo Costa de Mendonça, José. Paradigmas do conhecimento e compartilhamento do conhecimento: Um olhar a partir da modalidade de ação extensionista do projeto Imaginário UFPE. 2011. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/535 | - |
dc.description.abstract | Este estudo procurou compreender qual o paradigma do conhecimento que refletido nos modelos mentais propicia o compartilhamento do conhecimento como eco-diálogo. O referencial teórico apresenta alguns esclarecimentos acerca da gestão do conhecimento com foco no compartilhamento do conhecimento. Em seguida, aborda-se o compartilhamento do conhecimento no contexto universitário, as barreiras do compartilhamento do conhecimento (os paradigmas do conhecimento e os modelos mentais), para proceder com a ampliação do conceito do compartilhamento do conhecimento e, por fim, apresenta-se o estado da arte do compartilhamento do conhecimento na atividade de extensão universitária. A abordagem metodológica adotada foi a de pesquisa qualitativa, e a estratégia de pesquisa foi a de estudo de caso do Laboratório "O Imaginário"- UFPE. Os dados foram coletados por meio de entrevistas, observações e documentos. A metodologia de análise adotada foi a Metodologia Interativa, cuja análise dos dados foi realizada em duas etapas: CHD - circulo hermenêutico dialético e AHD - análise hermenêutica dialética. Como principais resultados, tem-se que o modelo mental do compartilhamento do conhecimento e do conhecimento, dos integrantes do Imaginário, reflete o paradigma do conhecimento que norteia o discurso do compartilhamento do conhecimento enquanto prática do ―Imaginário‖ e a concepção do conhecimento do grupo (Imaginário), cuja concepção e discurso do compartilhamento enquanto prática pôde ser identificado como eco-diálogo. Finalmente, concluiu-se a partir das constatações que o paradigma refletido nos modelos mentais dos integrantes do Imaginário, que propicia um compartilhamento do conhecimento como eco-diálogo, é o pós-abissal | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | conhecimento | pt_BR |
dc.subject | paradigmas do conhecimento | pt_BR |
dc.subject | compartilhamento do conhecimento | pt_BR |
dc.subject | extensão universitária | pt_BR |
dc.subject | ecologia de saberes | pt_BR |
dc.subject | pós-abissal | pt_BR |
dc.subject | eco-diálogo | pt_BR |
dc.title | Paradigmas do conhecimento e compartilhamento do conhecimento: Um olhar a partir da modalidade de ação extensionista do projeto Imaginário UFPE | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Administração |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
arquivo2711_1.pdf | 4,5 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons