Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/535
Title: Paradigmas do conhecimento e compartilhamento do conhecimento: Um olhar a partir da modalidade de ação extensionista do projeto Imaginário UFPE
Authors: Regina Tschá, Elizabeth
Keywords: conhecimento; paradigmas do conhecimento; compartilhamento do conhecimento; extensão universitária; ecologia de saberes; pós-abissal; eco-diálogo
Issue Date: 31-Jan-2011
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Regina Tschá, Elizabeth; Ricardo Costa de Mendonça, José. Paradigmas do conhecimento e compartilhamento do conhecimento: Um olhar a partir da modalidade de ação extensionista do projeto Imaginário UFPE. 2011. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.
Abstract: Este estudo procurou compreender qual o paradigma do conhecimento que refletido nos modelos mentais propicia o compartilhamento do conhecimento como eco-diálogo. O referencial teórico apresenta alguns esclarecimentos acerca da gestão do conhecimento com foco no compartilhamento do conhecimento. Em seguida, aborda-se o compartilhamento do conhecimento no contexto universitário, as barreiras do compartilhamento do conhecimento (os paradigmas do conhecimento e os modelos mentais), para proceder com a ampliação do conceito do compartilhamento do conhecimento e, por fim, apresenta-se o estado da arte do compartilhamento do conhecimento na atividade de extensão universitária. A abordagem metodológica adotada foi a de pesquisa qualitativa, e a estratégia de pesquisa foi a de estudo de caso do Laboratório "O Imaginário"- UFPE. Os dados foram coletados por meio de entrevistas, observações e documentos. A metodologia de análise adotada foi a Metodologia Interativa, cuja análise dos dados foi realizada em duas etapas: CHD - circulo hermenêutico dialético e AHD - análise hermenêutica dialética. Como principais resultados, tem-se que o modelo mental do compartilhamento do conhecimento e do conhecimento, dos integrantes do Imaginário, reflete o paradigma do conhecimento que norteia o discurso do compartilhamento do conhecimento enquanto prática do ―Imaginário‖ e a concepção do conhecimento do grupo (Imaginário), cuja concepção e discurso do compartilhamento enquanto prática pôde ser identificado como eco-diálogo. Finalmente, concluiu-se a partir das constatações que o paradigma refletido nos modelos mentais dos integrantes do Imaginário, que propicia um compartilhamento do conhecimento como eco-diálogo, é o pós-abissal
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/535
Appears in Collections:Teses de Doutorado - Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo2711_1.pdf4.5 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.