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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51044

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Title: As construções discursivas em torno da organização curricular no período pós-pandêmico por professores da cidade de Brejo da Madre de Deus.
Authors: MARINHO, Hellida Beatriz de Lima
Keywords: Currículo; Prática curricular; Pós-pandemia
Issue Date: 9-May-2023
Citation: MARINHO, Hellida Beatriz de Lima. As construções discursivas em torno da organização curricular no período pós-pandêmico por professores da cidade de Brejo da Madre de Deus. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Abstract: O presente estudo se inscreve no campo de estudos sobre o currículo e práticas curriculares, e tem como principal objetivo analisar as construções discursivas em torno da organização curricular no período pós-pandêmico. Assim, para compreendermos as disputas discursivas em torno da significação do currículo, partimos de autores como Macedo (2019, 2021), Lopes (2011, 2015), Pimentel Junior (2021, 2022). Em nosso percurso metodológico utilizamos a entrevista semi-estruturada como instrumento de coleta de dados e obtivemos a participação de duas professoras. Para a análise nos pautamos na Teoria do Discurso de Laclau e Mouffe (2015), por se tratar de uma teoria do político, ou seja, do potencial disruptivo dos fenômenos sociais, além de des-sedimentar as certezas, mostrando que as definições são sempre provisórias e precárias e ainda tomamos a contribuição dos estudos derridianos, para compreender os movimentos de tradução curricular. Dessa forma, a partir da nossa pesquisa foi possível perceber que a significação curricular é atravessada por diversos fatores de influência como as dificuldades advindas da pandemia, as políticas avaliativas e a regulação da gestão, tentando padronizar e controlar o processo de ensino-aprendizagem, entretanto as professoras elaboram formas de romper com esse controle e exercer sua agência curricular. Isso nos mostra que a tentativa de hegemonização de um sentido curricular universal é falha, à medida em que entra em contato com os mais diferentes contextos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51044
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Licenciatura

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