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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51044
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | ALMEIDA, Lucinalva Andrade Ataíde de | - |
dc.contributor.author | MARINHO, Hellida Beatriz de Lima | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-14T13:18:40Z | - |
dc.date.available | 2023-06-14T13:18:40Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-09 | - |
dc.date.submitted | 2023-05-31 | - |
dc.identifier.citation | MARINHO, Hellida Beatriz de Lima. As construções discursivas em torno da organização curricular no período pós-pandêmico por professores da cidade de Brejo da Madre de Deus. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51044 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo se inscreve no campo de estudos sobre o currículo e práticas curriculares, e tem como principal objetivo analisar as construções discursivas em torno da organização curricular no período pós-pandêmico. Assim, para compreendermos as disputas discursivas em torno da significação do currículo, partimos de autores como Macedo (2019, 2021), Lopes (2011, 2015), Pimentel Junior (2021, 2022). Em nosso percurso metodológico utilizamos a entrevista semi-estruturada como instrumento de coleta de dados e obtivemos a participação de duas professoras. Para a análise nos pautamos na Teoria do Discurso de Laclau e Mouffe (2015), por se tratar de uma teoria do político, ou seja, do potencial disruptivo dos fenômenos sociais, além de des-sedimentar as certezas, mostrando que as definições são sempre provisórias e precárias e ainda tomamos a contribuição dos estudos derridianos, para compreender os movimentos de tradução curricular. Dessa forma, a partir da nossa pesquisa foi possível perceber que a significação curricular é atravessada por diversos fatores de influência como as dificuldades advindas da pandemia, as políticas avaliativas e a regulação da gestão, tentando padronizar e controlar o processo de ensino-aprendizagem, entretanto as professoras elaboram formas de romper com esse controle e exercer sua agência curricular. Isso nos mostra que a tentativa de hegemonização de um sentido curricular universal é falha, à medida em que entra em contato com os mais diferentes contextos. | pt_BR |
dc.format.extent | 21p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Prática curricular | pt_BR |
dc.subject | Pós-pandemia | pt_BR |
dc.title | As construções discursivas em torno da organização curricular no período pós-pandêmico por professores da cidade de Brejo da Madre de Deus. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1393534281037454 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3082597438365146 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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