Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50978
Share on
Title: | BNCC e multiletramento: uma análise das práticas de produção textual para o 8º e 9º ano. |
Authors: | Cândida Catarina, Soares Cavalcanti |
Keywords: | BNCC; Multiletramentos; Produção Textual; Ensino Fundamental |
Issue Date: | 31-Oct-2022 |
Citation: | CAVALCANTI, Cândida Catarina Soares. BNCC e multiletramento: uma análise das práticas de produção textual para o 8º e 9º ano. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso, Departamento de Letras - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
Abstract: | Este trabalho objetiva analisar as práticas de produção textual na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no que tange ao fenômeno do multiletramentos por intermédio do campo de atuação jornalístico/midiático destinado aos anos finais do ensino fundamental, especificamente o oitavo e o nono ano. A análise está fundamentada na perspectiva da pedagogia dos multiletramentos (CAZDEN, 2021). Nesse sentido, examina-se como se entrelaçam o que é explicitado no documento ao manifesto e como o manifesto auxilia na promoção de práticas letradas. Para verificar o tratamento didático oferecido ao multiletramentos, foi realizado um levantamento dos descritores do documento norteador para eixo de produção de textos. Constatou-se que o diálogo é próximo, pois a BNCC evidencia no decorrer de todo documento a necessidade da inserção do estudante na cultura digital. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50978 |
Appears in Collections: | (TCC) - Letras - Português |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Cândida Catarina Soares Cavalcanti.pdf | 1,42 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License