Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50978

Share on

Title: BNCC e multiletramento: uma análise das práticas de produção textual para o 8º e 9º ano.
Authors: Cândida Catarina, Soares Cavalcanti
Keywords: BNCC; Multiletramentos; Produção Textual; Ensino Fundamental
Issue Date: 31-Oct-2022
Citation: CAVALCANTI, Cândida Catarina Soares. BNCC e multiletramento: uma análise das práticas de produção textual para o 8º e 9º ano. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso, Departamento de Letras - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Este trabalho objetiva analisar as práticas de produção textual na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no que tange ao fenômeno do multiletramentos por intermédio do campo de atuação jornalístico/midiático destinado aos anos finais do ensino fundamental, especificamente o oitavo e o nono ano. A análise está fundamentada na perspectiva da pedagogia dos multiletramentos (CAZDEN, 2021). Nesse sentido, examina-se como se entrelaçam o que é explicitado no documento ao manifesto e como o manifesto auxilia na promoção de práticas letradas. Para verificar o tratamento didático oferecido ao multiletramentos, foi realizado um levantamento dos descritores do documento norteador para eixo de produção de textos. Constatou-se que o diálogo é próximo, pois a BNCC evidencia no decorrer de todo documento a necessidade da inserção do estudante na cultura digital.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50978
Appears in Collections:(TCC) - Letras - Português

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Cândida Catarina Soares Cavalcanti.pdf1,42 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons