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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50978

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAndrea Silva, Moraes-
dc.contributor.authorCândida Catarina, Soares Cavalcanti-
dc.date.accessioned2023-06-12T13:04:56Z-
dc.date.available2023-06-12T13:04:56Z-
dc.date.issued2022-10-31-
dc.date.submitted2023-01-26-
dc.identifier.citationCAVALCANTI, Cândida Catarina Soares. BNCC e multiletramento: uma análise das práticas de produção textual para o 8º e 9º ano. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso, Departamento de Letras - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50978-
dc.description.abstractEste trabalho objetiva analisar as práticas de produção textual na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no que tange ao fenômeno do multiletramentos por intermédio do campo de atuação jornalístico/midiático destinado aos anos finais do ensino fundamental, especificamente o oitavo e o nono ano. A análise está fundamentada na perspectiva da pedagogia dos multiletramentos (CAZDEN, 2021). Nesse sentido, examina-se como se entrelaçam o que é explicitado no documento ao manifesto e como o manifesto auxilia na promoção de práticas letradas. Para verificar o tratamento didático oferecido ao multiletramentos, foi realizado um levantamento dos descritores do documento norteador para eixo de produção de textos. Constatou-se que o diálogo é próximo, pois a BNCC evidencia no decorrer de todo documento a necessidade da inserção do estudante na cultura digital.pt_BR
dc.format.extent26pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subjectMultiletramentospt_BR
dc.subjectProdução Textualpt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.titleBNCC e multiletramento: uma análise das práticas de produção textual para o 8º e 9º ano.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3410231557148912pt_BR
dc.description.abstractxThe aim of this project is to analyse practices of textual production in the National Common Curricular Base (NCCB), in reference to multiliteracy phenomenon through journalistic/media range of activity destined for the final years of elementary school, specifically the eighth and ninth years.The analysis is based on multiliteracies pedagogy perspective (CAZDEN, 2021). In this regard, it is examine the relation between what is explained in the document to manifest and how it helps in the promotion of literate practices. To verify the treatment offered to multiliteracy, a survey of guiding descriptors document for the axis of text production was carried out. It was found that the dialogue is close, because NCCB shows, throughout the document, the need to insert the student in the digital culture.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Portuguêspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Português

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