Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50978

Compartilhe esta página

Título: BNCC e multiletramento: uma análise das práticas de produção textual para o 8º e 9º ano.
Autor(es): Cândida Catarina, Soares Cavalcanti
Palavras-chave: BNCC; Multiletramentos; Produção Textual; Ensino Fundamental
Data do documento: 31-Out-2022
Citação: CAVALCANTI, Cândida Catarina Soares. BNCC e multiletramento: uma análise das práticas de produção textual para o 8º e 9º ano. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso, Departamento de Letras - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Este trabalho objetiva analisar as práticas de produção textual na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no que tange ao fenômeno do multiletramentos por intermédio do campo de atuação jornalístico/midiático destinado aos anos finais do ensino fundamental, especificamente o oitavo e o nono ano. A análise está fundamentada na perspectiva da pedagogia dos multiletramentos (CAZDEN, 2021). Nesse sentido, examina-se como se entrelaçam o que é explicitado no documento ao manifesto e como o manifesto auxilia na promoção de práticas letradas. Para verificar o tratamento didático oferecido ao multiletramentos, foi realizado um levantamento dos descritores do documento norteador para eixo de produção de textos. Constatou-se que o diálogo é próximo, pois a BNCC evidencia no decorrer de todo documento a necessidade da inserção do estudante na cultura digital.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50978
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Cândida Catarina Soares Cavalcanti.pdf1,42 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons