Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50978
Compartilhe esta página
Título: | BNCC e multiletramento: uma análise das práticas de produção textual para o 8º e 9º ano. |
Autor(es): | Cândida Catarina, Soares Cavalcanti |
Palavras-chave: | BNCC; Multiletramentos; Produção Textual; Ensino Fundamental |
Data do documento: | 31-Out-2022 |
Citação: | CAVALCANTI, Cândida Catarina Soares. BNCC e multiletramento: uma análise das práticas de produção textual para o 8º e 9º ano. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso, Departamento de Letras - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
Abstract: | Este trabalho objetiva analisar as práticas de produção textual na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no que tange ao fenômeno do multiletramentos por intermédio do campo de atuação jornalístico/midiático destinado aos anos finais do ensino fundamental, especificamente o oitavo e o nono ano. A análise está fundamentada na perspectiva da pedagogia dos multiletramentos (CAZDEN, 2021). Nesse sentido, examina-se como se entrelaçam o que é explicitado no documento ao manifesto e como o manifesto auxilia na promoção de práticas letradas. Para verificar o tratamento didático oferecido ao multiletramentos, foi realizado um levantamento dos descritores do documento norteador para eixo de produção de textos. Constatou-se que o diálogo é próximo, pois a BNCC evidencia no decorrer de todo documento a necessidade da inserção do estudante na cultura digital. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50978 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras - Português |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Cândida Catarina Soares Cavalcanti.pdf | 1,42 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons