Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49680

Comparte esta pagina

Título : Uma análise das contribuições da física conceitual para a formação docente dos licenciandos em física do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco.
Autor : SILVA, Gisele Kevanlin da
Palabras clave : Física Conceitual; Ensino de Física; Aprendizagem de Física; Formação Docente
Fecha de publicación : 5-abr-2023
Citación : SILVA, Gisele Kevanlin da. Uma análise das contribuições da física conceitual para a formação docente dos licenciandos em física do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Física-Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Resumen : Nesta pesquisa, buscou-se provocar uma reflexão a respeito das contribuições que a disciplina eletiva de Física Conceitual I tem para a formação de futuros docentes. O trabalho fundamentado num questionário digital teve como objetivo fazer uma análise do que se pensa a respeito da Física e das dificuldades com relação ao desenvolvimento de aprendizagens, interesses e concepções de ensino vivenciadas pelos graduandos em Física-Licenciatura da Universidade Federal de Pernambuco - CAA. Os resultados obtidos com este estudo, apontam que, do ponto de vista dos discentes entrevistados, alguns dos professores que atuam na disciplina de Física Conceitual utilizam técnicas de ensino-aprendizagem pouco eficazes, ministrando aulas cada vez mais matematizadas e menos contextualizadas. Através disso, foi observado que estes docentes vêm contribuindo para que os alunos obtenham concepções negativas de que o curso e a aprendizagem de Física são difíceis e desinteressantes. Sendo assim, esta pesquisa nos faz refletir sobre a importância de se trabalhar o processo de formação docente sob uma perspectiva mais conceitual para que futuros professores possam estar preparados para atuarem de maneira significativa e utilizar didáticas e metodologias capazes de despertar o interesse e diminuir um pouco das dificuldades que os alunos enfrentam na aprendizagem de Física.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49680
Aparece en las colecciones: TCC - Física - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Gisele Kevanlin da Silva.pdf503,42 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons