Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49680

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCARVALHO, Tassiana Fernanda Genzini de-
dc.contributor.authorSILVA, Gisele Kevanlin da-
dc.date.accessioned2023-04-14T14:58:35Z-
dc.date.available2023-04-14T14:58:35Z-
dc.date.issued2023-04-05-
dc.date.submitted2023-04-14-
dc.identifier.citationSILVA, Gisele Kevanlin da. Uma análise das contribuições da física conceitual para a formação docente dos licenciandos em física do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Física-Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49680-
dc.description.abstractNesta pesquisa, buscou-se provocar uma reflexão a respeito das contribuições que a disciplina eletiva de Física Conceitual I tem para a formação de futuros docentes. O trabalho fundamentado num questionário digital teve como objetivo fazer uma análise do que se pensa a respeito da Física e das dificuldades com relação ao desenvolvimento de aprendizagens, interesses e concepções de ensino vivenciadas pelos graduandos em Física-Licenciatura da Universidade Federal de Pernambuco - CAA. Os resultados obtidos com este estudo, apontam que, do ponto de vista dos discentes entrevistados, alguns dos professores que atuam na disciplina de Física Conceitual utilizam técnicas de ensino-aprendizagem pouco eficazes, ministrando aulas cada vez mais matematizadas e menos contextualizadas. Através disso, foi observado que estes docentes vêm contribuindo para que os alunos obtenham concepções negativas de que o curso e a aprendizagem de Física são difíceis e desinteressantes. Sendo assim, esta pesquisa nos faz refletir sobre a importância de se trabalhar o processo de formação docente sob uma perspectiva mais conceitual para que futuros professores possam estar preparados para atuarem de maneira significativa e utilizar didáticas e metodologias capazes de despertar o interesse e diminuir um pouco das dificuldades que os alunos enfrentam na aprendizagem de Física.pt_BR
dc.format.extent38p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFísica Conceitualpt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectAprendizagem de Físicapt_BR
dc.subjectFormação Docentept_BR
dc.titleUma análise das contribuições da física conceitual para a formação docente dos licenciandos em física do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6530322206688430pt_BR
dc.description.abstractxIn this research, we sought to provoke a reflection about the contributions that the elective discipline of Conceptual Physics I has for the formation of future teachers. The work based on a digital questionnaire aimed to analyze what is thought about Physics and the difficulties in relation to the development of learning, interests and teaching concepts experienced by undergraduate Physics-Licenciatura at the Federal University of Pernambuco - CAA. The results obtained from this study point out that, from the point of view of the students interviewed, some of the professors who work in the discipline of Conceptual Physics use ineffective teaching-learning techniques, teaching increasingly mathematized and less contextualized classes. Through this, it was observed that these professors have been contributing for the students to obtain negative conceptions that the course and the learning of Physics are difficult and uninteresting. Therefore, this research makes us reflect on the importance of working on the teacher training process from a more conceptual perspective so that teachers can be prepared to act in a meaningful way and use didactics and methodologies capable of arousing interest and reducing a little difficulties that students face in learning Physics.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Gisele Kevanlin da Silva.pdf503,42 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons