Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49680
Compartilhe esta página
Título: | Uma análise das contribuições da física conceitual para a formação docente dos licenciandos em física do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. |
Autor(es): | SILVA, Gisele Kevanlin da |
Palavras-chave: | Física Conceitual; Ensino de Física; Aprendizagem de Física; Formação Docente |
Data do documento: | 5-Abr-2023 |
Citação: | SILVA, Gisele Kevanlin da. Uma análise das contribuições da física conceitual para a formação docente dos licenciandos em física do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Física-Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. |
Abstract: | Nesta pesquisa, buscou-se provocar uma reflexão a respeito das contribuições que a disciplina eletiva de Física Conceitual I tem para a formação de futuros docentes. O trabalho fundamentado num questionário digital teve como objetivo fazer uma análise do que se pensa a respeito da Física e das dificuldades com relação ao desenvolvimento de aprendizagens, interesses e concepções de ensino vivenciadas pelos graduandos em Física-Licenciatura da Universidade Federal de Pernambuco - CAA. Os resultados obtidos com este estudo, apontam que, do ponto de vista dos discentes entrevistados, alguns dos professores que atuam na disciplina de Física Conceitual utilizam técnicas de ensino-aprendizagem pouco eficazes, ministrando aulas cada vez mais matematizadas e menos contextualizadas. Através disso, foi observado que estes docentes vêm contribuindo para que os alunos obtenham concepções negativas de que o curso e a aprendizagem de Física são difíceis e desinteressantes. Sendo assim, esta pesquisa nos faz refletir sobre a importância de se trabalhar o processo de formação docente sob uma perspectiva mais conceitual para que futuros professores possam estar preparados para atuarem de maneira significativa e utilizar didáticas e metodologias capazes de despertar o interesse e diminuir um pouco das dificuldades que os alunos enfrentam na aprendizagem de Física. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49680 |
Aparece nas coleções: | TCC - Física - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Gisele Kevanlin da Silva.pdf | 503,42 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons