Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48984

Share on

Title: Educação Patrimonial e o Ensino de História do Recife : A utilização de jogos educativos em sala de aula
Authors: BARBOSA, Débora Gonçalves
Keywords: Educação Patrimonial; Ensino de História; Estágio Supervisionado; Memória; Jogos Educativos
Issue Date: 18-Nov-2022
Citation: BARBOSA, Débora Gonçalves. Educação Patrimonial e o Ensino de História do Recife : a utilização de jogos educativos em sala de aula. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: O presente artigo insere-se no campo de discussões sobre a educação patrimonial e o ensino de História do Recife, consistindo em uma reflexão a partir da experiência desenvolvida no estágio supervisionado. Por se tratar de uma pesquisa na área do ensino, as discussões estão relacionadas à prática docente e a implementação de ações educativas. É nessa perspectiva que este estudo propõe tratar a utilização do lúdico em sala de aula, como uma possibilidade de conceber uma nova prática em relação a construção de conhecimentos sobre os patrimônios culturais localizados no entorno escolar, demonstrando o jogo como uma ferramenta que auxilia no processo de ensino e aprendizagem, além de apontar as comunidades como produtoras de saberes a partir do reconhecimento de sua memória local. A razão desta pesquisa parte da importância de investigar a educação patrimonial para além de seu papel identitário de fortalecimento de heranças culturais e de valorização e preservação do patrimônio, mas como uma educação que promove uma formação crítica, discutindo sobre as relações de poder em torno da seleção de patrimônios.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48984
Appears in Collections:(TCC) - História (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Débora Gonçalves Barbosa.pdf593,67 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons