Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48984

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGUILLEN, Isabel Cristina Martins-
dc.contributor.authorBARBOSA, Débora Gonçalves-
dc.date.accessioned2023-02-08T16:15:54Z-
dc.date.available2023-02-08T16:15:54Z-
dc.date.issued2022-11-18-
dc.date.submitted2022-11-29-
dc.identifier.citationBARBOSA, Débora Gonçalves. Educação Patrimonial e o Ensino de História do Recife : a utilização de jogos educativos em sala de aula. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48984-
dc.description.abstractO presente artigo insere-se no campo de discussões sobre a educação patrimonial e o ensino de História do Recife, consistindo em uma reflexão a partir da experiência desenvolvida no estágio supervisionado. Por se tratar de uma pesquisa na área do ensino, as discussões estão relacionadas à prática docente e a implementação de ações educativas. É nessa perspectiva que este estudo propõe tratar a utilização do lúdico em sala de aula, como uma possibilidade de conceber uma nova prática em relação a construção de conhecimentos sobre os patrimônios culturais localizados no entorno escolar, demonstrando o jogo como uma ferramenta que auxilia no processo de ensino e aprendizagem, além de apontar as comunidades como produtoras de saberes a partir do reconhecimento de sua memória local. A razão desta pesquisa parte da importância de investigar a educação patrimonial para além de seu papel identitário de fortalecimento de heranças culturais e de valorização e preservação do patrimônio, mas como uma educação que promove uma formação crítica, discutindo sobre as relações de poder em torno da seleção de patrimônios.pt_BR
dc.format.extent32p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação Patrimonialpt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectEstágio Supervisionadopt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectJogos Educativospt_BR
dc.titleEducação Patrimonial e o Ensino de História do Recife : A utilização de jogos educativos em sala de aulapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9526063052647186pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8822901286294537pt_BR
dc.description.abstractxThis present article is part of the discussions about the heritage education and the history teaching of Recife, consisting in a reflection by the experience made in the supervisioned internship. For being a research in the educational area, the discussion is related to the teaching practice and the implementation of educational actions. In this perspective, this study aims to treat about the use of ludic in the classroom as a possibility of new practices in the construction of knowledges about the cultural heritage located around the school, showing the game as a tool that helps the teaching-learning process and indicating the communities as the knowledges producers by the recognization of your local memory. The reason of this search is related to the importance of exploring the heritage education to beyond its strengthen cultural heritages identity, the appreciation and preservation of the patrimony, but also as an education that promotes a critical formation discussing about the power relations around the selection of heritages.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DH) - Departamento de Históriapt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Históriapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - História (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Débora Gonçalves Barbosa.pdf593,67 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons