Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48984
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | GUILLEN, Isabel Cristina Martins | - |
dc.contributor.author | BARBOSA, Débora Gonçalves | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-08T16:15:54Z | - |
dc.date.available | 2023-02-08T16:15:54Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-18 | - |
dc.date.submitted | 2022-11-29 | - |
dc.identifier.citation | BARBOSA, Débora Gonçalves. Educação Patrimonial e o Ensino de História do Recife : a utilização de jogos educativos em sala de aula. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48984 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo insere-se no campo de discussões sobre a educação patrimonial e o ensino de História do Recife, consistindo em uma reflexão a partir da experiência desenvolvida no estágio supervisionado. Por se tratar de uma pesquisa na área do ensino, as discussões estão relacionadas à prática docente e a implementação de ações educativas. É nessa perspectiva que este estudo propõe tratar a utilização do lúdico em sala de aula, como uma possibilidade de conceber uma nova prática em relação a construção de conhecimentos sobre os patrimônios culturais localizados no entorno escolar, demonstrando o jogo como uma ferramenta que auxilia no processo de ensino e aprendizagem, além de apontar as comunidades como produtoras de saberes a partir do reconhecimento de sua memória local. A razão desta pesquisa parte da importância de investigar a educação patrimonial para além de seu papel identitário de fortalecimento de heranças culturais e de valorização e preservação do patrimônio, mas como uma educação que promove uma formação crítica, discutindo sobre as relações de poder em torno da seleção de patrimônios. | pt_BR |
dc.format.extent | 32p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação Patrimonial | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Estágio Supervisionado | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Jogos Educativos | pt_BR |
dc.title | Educação Patrimonial e o Ensino de História do Recife : A utilização de jogos educativos em sala de aula | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9526063052647186 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8822901286294537 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This present article is part of the discussions about the heritage education and the history teaching of Recife, consisting in a reflection by the experience made in the supervisioned internship. For being a research in the educational area, the discussion is related to the teaching practice and the implementation of educational actions. In this perspective, this study aims to treat about the use of ludic in the classroom as a possibility of new practices in the construction of knowledges about the cultural heritage located around the school, showing the game as a tool that helps the teaching-learning process and indicating the communities as the knowledges producers by the recognization of your local memory. The reason of this search is related to the importance of exploring the heritage education to beyond its strengthen cultural heritages identity, the appreciation and preservation of the patrimony, but also as an education that promotes a critical formation discussing about the power relations around the selection of heritages. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CFCH-DH) - Departamento de História | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CFCH-Curso de História | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - História (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Débora Gonçalves Barbosa.pdf | 593,67 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons