Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48984
Compartilhe esta página
Título: | Educação Patrimonial e o Ensino de História do Recife : A utilização de jogos educativos em sala de aula |
Autor(es): | BARBOSA, Débora Gonçalves |
Palavras-chave: | Educação Patrimonial; Ensino de História; Estágio Supervisionado; Memória; Jogos Educativos |
Data do documento: | 18-Nov-2022 |
Citação: | BARBOSA, Débora Gonçalves. Educação Patrimonial e o Ensino de História do Recife : a utilização de jogos educativos em sala de aula. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
Abstract: | O presente artigo insere-se no campo de discussões sobre a educação patrimonial e o ensino de História do Recife, consistindo em uma reflexão a partir da experiência desenvolvida no estágio supervisionado. Por se tratar de uma pesquisa na área do ensino, as discussões estão relacionadas à prática docente e a implementação de ações educativas. É nessa perspectiva que este estudo propõe tratar a utilização do lúdico em sala de aula, como uma possibilidade de conceber uma nova prática em relação a construção de conhecimentos sobre os patrimônios culturais localizados no entorno escolar, demonstrando o jogo como uma ferramenta que auxilia no processo de ensino e aprendizagem, além de apontar as comunidades como produtoras de saberes a partir do reconhecimento de sua memória local. A razão desta pesquisa parte da importância de investigar a educação patrimonial para além de seu papel identitário de fortalecimento de heranças culturais e de valorização e preservação do patrimônio, mas como uma educação que promove uma formação crítica, discutindo sobre as relações de poder em torno da seleção de patrimônios. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48984 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - História (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Débora Gonçalves Barbosa.pdf | 593,67 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons