Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48618

Compartilhe esta página

Título: Gramática ou análise linguística: o que propõe o Currículo de Pernambuco para os anos finais do Ensino Fundamental
Autor(es): LOPES, Sara Gomes Pereira
Palavras-chave: Análise Linguística; Currículo; Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; Ensino em Pernambuco
Data do documento: 1-Nov-2022
Citação: LOPES, Sara Gomes Pereira. Gramática ou análise linguística: o que propõe o Currículo de Pernambuco para os anos finais do ensino fundamental. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Esta pesquisa tem o objetivo geral de analisar como o Currículo de Pernambuco (2018) se apropria dos estudos mais recentes sobre o ensino de análise linguística nos anos finais do ensino fundamental. Para alcançar o objetivo proposto, utilizou-se a metodologia qualitativa, segundo orientações de Godoy (1995). Os dados coletados foram analisados seguindo pressuposto teóricos de Geraldi (1997), Antunes (2007), Pisciotta (2001) e Souza (2019) sobre ensino de análise linguística e de Sacristán (2000) e Candau e Moreira (2003) sobre currículo. Conclui-se que o currículo apresenta aproximações com as teorias recentes sobre a prática de análise linguística em alguns momentos, por exemplo, quando articulava os eixos estruturadores no estudo do texto, contextualizada a maioria dos objetos de conhecimento e habilidades a serem desenvolvidas e entendida a linguagem como uma ação interlocutiva. Em outros momentos, o currículo se distancia das orientações, ao descontextualizar parte dos objetos de conhecimento da prática de linguagem denominada análise linguística/semiótica e os organizar usando os mesmos preceitos dos manuais de gramática tradicional.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48618
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Sara Gomes Pereira Lopes.pdf268 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons