Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48618
Compartilhe esta página
Título: | Gramática ou análise linguística: o que propõe o Currículo de Pernambuco para os anos finais do Ensino Fundamental |
Autor(es): | LOPES, Sara Gomes Pereira |
Palavras-chave: | Análise Linguística; Currículo; Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; Ensino em Pernambuco |
Data do documento: | 1-Nov-2022 |
Citação: | LOPES, Sara Gomes Pereira. Gramática ou análise linguística: o que propõe o Currículo de Pernambuco para os anos finais do ensino fundamental. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
Abstract: | Esta pesquisa tem o objetivo geral de analisar como o Currículo de Pernambuco (2018) se apropria dos estudos mais recentes sobre o ensino de análise linguística nos anos finais do ensino fundamental. Para alcançar o objetivo proposto, utilizou-se a metodologia qualitativa, segundo orientações de Godoy (1995). Os dados coletados foram analisados seguindo pressuposto teóricos de Geraldi (1997), Antunes (2007), Pisciotta (2001) e Souza (2019) sobre ensino de análise linguística e de Sacristán (2000) e Candau e Moreira (2003) sobre currículo. Conclui-se que o currículo apresenta aproximações com as teorias recentes sobre a prática de análise linguística em alguns momentos, por exemplo, quando articulava os eixos estruturadores no estudo do texto, contextualizada a maioria dos objetos de conhecimento e habilidades a serem desenvolvidas e entendida a linguagem como uma ação interlocutiva. Em outros momentos, o currículo se distancia das orientações, ao descontextualizar parte dos objetos de conhecimento da prática de linguagem denominada análise linguística/semiótica e os organizar usando os mesmos preceitos dos manuais de gramática tradicional. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48618 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras - Português |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Sara Gomes Pereira Lopes.pdf | 268 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons