Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48618
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LIMA, Ana Maria Costa de Araújo | - |
dc.contributor.author | LOPES, Sara Gomes Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-12T16:53:37Z | - |
dc.date.available | 2023-01-12T16:53:37Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-01 | - |
dc.date.submitted | 2023-01-10 | - |
dc.identifier.citation | LOPES, Sara Gomes Pereira. Gramática ou análise linguística: o que propõe o Currículo de Pernambuco para os anos finais do ensino fundamental. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48618 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem o objetivo geral de analisar como o Currículo de Pernambuco (2018) se apropria dos estudos mais recentes sobre o ensino de análise linguística nos anos finais do ensino fundamental. Para alcançar o objetivo proposto, utilizou-se a metodologia qualitativa, segundo orientações de Godoy (1995). Os dados coletados foram analisados seguindo pressuposto teóricos de Geraldi (1997), Antunes (2007), Pisciotta (2001) e Souza (2019) sobre ensino de análise linguística e de Sacristán (2000) e Candau e Moreira (2003) sobre currículo. Conclui-se que o currículo apresenta aproximações com as teorias recentes sobre a prática de análise linguística em alguns momentos, por exemplo, quando articulava os eixos estruturadores no estudo do texto, contextualizada a maioria dos objetos de conhecimento e habilidades a serem desenvolvidas e entendida a linguagem como uma ação interlocutiva. Em outros momentos, o currículo se distancia das orientações, ao descontextualizar parte dos objetos de conhecimento da prática de linguagem denominada análise linguística/semiótica e os organizar usando os mesmos preceitos dos manuais de gramática tradicional. | pt_BR |
dc.format.extent | 29p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Análise Linguística | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.subject | Língua Portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Ensino em Pernambuco | pt_BR |
dc.title | Gramática ou análise linguística: o que propõe o Currículo de Pernambuco para os anos finais do Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7302807369847529 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9706476458043027 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research has as general objective to analyze how the Curriculum of Pernambuco (2018) appropriates the most recently studies about teaching linguistics analysis in the last four years of Middle School. To achieve the proposed objective, It was used qualitative research methodology, It was followed orientations from Godoy (1995). The collected data were analyzed following theoretical assumptions of Geraldi (1997), Antunes (2007), Pisciotta (2001) and Souza (2019) about teaching linguistics analysis and the Sacristán’s (2000) and Candau’s & Moreira’s (2003) theories about curriculum. It was concluded the curriculum shows approximation to recently theories about linguistics analysis teaching practice in somo moments, for exemplo, When It articulated the structuring axes in to the text studies, contextualizing mostly knowledge objects and habilities to be developed and it understood language as na interlocutive action. For some moments, the curriculum is away from the orientations When descontextualize most of the knowledge objects from the language practice named linguistics analysis/semiotics and to organize using the same precepts of gramar manuals. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DL) - Departamento de Letras | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Português | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Letras - Português |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Sara Gomes Pereira Lopes.pdf | 268 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons