Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48618

Comparte esta pagina

Título : Gramática ou análise linguística: o que propõe o Currículo de Pernambuco para os anos finais do Ensino Fundamental
Autor : LOPES, Sara Gomes Pereira
Palabras clave : Análise Linguística; Currículo; Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; Ensino em Pernambuco
Fecha de publicación : 1-nov-2022
Citación : LOPES, Sara Gomes Pereira. Gramática ou análise linguística: o que propõe o Currículo de Pernambuco para os anos finais do ensino fundamental. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Resumen : Esta pesquisa tem o objetivo geral de analisar como o Currículo de Pernambuco (2018) se apropria dos estudos mais recentes sobre o ensino de análise linguística nos anos finais do ensino fundamental. Para alcançar o objetivo proposto, utilizou-se a metodologia qualitativa, segundo orientações de Godoy (1995). Os dados coletados foram analisados seguindo pressuposto teóricos de Geraldi (1997), Antunes (2007), Pisciotta (2001) e Souza (2019) sobre ensino de análise linguística e de Sacristán (2000) e Candau e Moreira (2003) sobre currículo. Conclui-se que o currículo apresenta aproximações com as teorias recentes sobre a prática de análise linguística em alguns momentos, por exemplo, quando articulava os eixos estruturadores no estudo do texto, contextualizada a maioria dos objetos de conhecimento e habilidades a serem desenvolvidas e entendida a linguagem como uma ação interlocutiva. Em outros momentos, o currículo se distancia das orientações, ao descontextualizar parte dos objetos de conhecimento da prática de linguagem denominada análise linguística/semiótica e os organizar usando os mesmos preceitos dos manuais de gramática tradicional.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48618
Aparece en las colecciones: (TCC) - Letras - Português

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Sara Gomes Pereira Lopes.pdf268 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons