Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48464
Compartilhe esta página
Título: | Práticas de leitura nas aulas de língua portuguesa : uma abordagem verbo-visual do gênero charge |
Autor(es): | SILVA, Sarah Sibelly de Morais Ferreira |
Palavras-chave: | Charge; Práticas de leitura; Verbo-visualidade |
Data do documento: | 4-Nov-2022 |
Citação: | SILVA, Sarah. Práticas de leitura nas aulas de língua portuguesa : uma abordagem verbo-visual do gênero charge. 2022. Trabalho de Conclusão de curso (Letras Português Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
Abstract: | Este artigo teve como objetivo principal apresentar uma proposta de uma sequência de atividades didáticas, a fim de contribuir para o desenvolvimento de habilidades de leitura de charges por estudantes do 9º ano dos anos finais. Estabelecemos uma discussão acerca de temas que se relacionam com o interesse desse trabalho, são eles: práticas de leitura, o gênero charge e a verbovisualidade. As práticas de leitura propostas se relacionam com a temática da representação da insegurança alimentar no Brasil por meio de charges. Para o desenvolvimento do nosso trabalho, embasamo-nos em: Bakhtin (2003); Bakhtin/Voloshinov (2006); Brait (2007;2013); Fiorin (2020); Koch (2014); Koch & Elias (2008); Kleiman (2004); Marcuschi (2008) e Romualdo (2000). |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48464 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras - Português |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Sarah Sibelly de Morais Ferreira Silva.pdf | 492,28 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons