Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48464
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | NASCIMENTO, Marcela Regina Vasconcelos da Silva | - |
dc.contributor.author | SILVA, Sarah Sibelly de Morais Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-30T16:51:42Z | - |
dc.date.available | 2022-12-30T16:51:42Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-04 | - |
dc.date.submitted | 2022-12-08 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Sarah. Práticas de leitura nas aulas de língua portuguesa : uma abordagem verbo-visual do gênero charge. 2022. Trabalho de Conclusão de curso (Letras Português Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48464 | - |
dc.description.abstract | Este artigo teve como objetivo principal apresentar uma proposta de uma sequência de atividades didáticas, a fim de contribuir para o desenvolvimento de habilidades de leitura de charges por estudantes do 9º ano dos anos finais. Estabelecemos uma discussão acerca de temas que se relacionam com o interesse desse trabalho, são eles: práticas de leitura, o gênero charge e a verbovisualidade. As práticas de leitura propostas se relacionam com a temática da representação da insegurança alimentar no Brasil por meio de charges. Para o desenvolvimento do nosso trabalho, embasamo-nos em: Bakhtin (2003); Bakhtin/Voloshinov (2006); Brait (2007;2013); Fiorin (2020); Koch (2014); Koch & Elias (2008); Kleiman (2004); Marcuschi (2008) e Romualdo (2000). | pt_BR |
dc.format.extent | 21f. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Charge | pt_BR |
dc.subject | Práticas de leitura | pt_BR |
dc.subject | Verbo-visualidade | pt_BR |
dc.title | Práticas de leitura nas aulas de língua portuguesa : uma abordagem verbo-visual do gênero charge | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0396854571010883 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The main objective of this article was to present a proposal for a sequence of activities in order to investigate the development of cartoon reading skills by students in the 9th year of Elementary School. We established a discussion about themes that are related to the interest of this work, they are: reading practices, the charge genre and verb-visuality. The proposed reading practices are related to the theme of representation of food insecurity in Brazil through cartoons. For the development of our work, we base ourselves on: Bakhtin (2003); Bakhtin/Voloshinov (2006); Brait (2007;2013); Fiorin (2020); Koch (2014); Koch & Elias (2008); Kleiman (2004); Marcuschi (2008) and Romualdo (2000). | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DL) - Departamento de Letras | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Português | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras - Português |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Sarah Sibelly de Morais Ferreira Silva.pdf | 492,28 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons