Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48464

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNASCIMENTO, Marcela Regina Vasconcelos da Silva-
dc.contributor.authorSILVA, Sarah Sibelly de Morais Ferreira-
dc.date.accessioned2022-12-30T16:51:42Z-
dc.date.available2022-12-30T16:51:42Z-
dc.date.issued2022-11-04-
dc.date.submitted2022-12-08-
dc.identifier.citationSILVA, Sarah. Práticas de leitura nas aulas de língua portuguesa : uma abordagem verbo-visual do gênero charge. 2022. Trabalho de Conclusão de curso (Letras Português Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48464-
dc.description.abstractEste artigo teve como objetivo principal apresentar uma proposta de uma sequência de atividades didáticas, a fim de contribuir para o desenvolvimento de habilidades de leitura de charges por estudantes do 9º ano dos anos finais. Estabelecemos uma discussão acerca de temas que se relacionam com o interesse desse trabalho, são eles: práticas de leitura, o gênero charge e a verbovisualidade. As práticas de leitura propostas se relacionam com a temática da representação da insegurança alimentar no Brasil por meio de charges. Para o desenvolvimento do nosso trabalho, embasamo-nos em: Bakhtin (2003); Bakhtin/Voloshinov (2006); Brait (2007;2013); Fiorin (2020); Koch (2014); Koch & Elias (2008); Kleiman (2004); Marcuschi (2008) e Romualdo (2000).pt_BR
dc.format.extent21f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectChargept_BR
dc.subjectPráticas de leiturapt_BR
dc.subjectVerbo-visualidadept_BR
dc.titlePráticas de leitura nas aulas de língua portuguesa : uma abordagem verbo-visual do gênero chargept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0396854571010883pt_BR
dc.description.abstractxThe main objective of this article was to present a proposal for a sequence of activities in order to investigate the development of cartoon reading skills by students in the 9th year of Elementary School. We established a discussion about themes that are related to the interest of this work, they are: reading practices, the charge genre and verb-visuality. The proposed reading practices are related to the theme of representation of food insecurity in Brazil through cartoons. For the development of our work, we base ourselves on: Bakhtin (2003); Bakhtin/Voloshinov (2006); Brait (2007;2013); Fiorin (2020); Koch (2014); Koch & Elias (2008); Kleiman (2004); Marcuschi (2008) and Romualdo (2000).pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Portuguêspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Sarah Sibelly de Morais Ferreira Silva.pdf492,28 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons