Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48464
Share on
Title: | Práticas de leitura nas aulas de língua portuguesa : uma abordagem verbo-visual do gênero charge |
Authors: | SILVA, Sarah Sibelly de Morais Ferreira |
Keywords: | Charge; Práticas de leitura; Verbo-visualidade |
Issue Date: | 4-Nov-2022 |
Citation: | SILVA, Sarah. Práticas de leitura nas aulas de língua portuguesa : uma abordagem verbo-visual do gênero charge. 2022. Trabalho de Conclusão de curso (Letras Português Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
Abstract: | Este artigo teve como objetivo principal apresentar uma proposta de uma sequência de atividades didáticas, a fim de contribuir para o desenvolvimento de habilidades de leitura de charges por estudantes do 9º ano dos anos finais. Estabelecemos uma discussão acerca de temas que se relacionam com o interesse desse trabalho, são eles: práticas de leitura, o gênero charge e a verbovisualidade. As práticas de leitura propostas se relacionam com a temática da representação da insegurança alimentar no Brasil por meio de charges. Para o desenvolvimento do nosso trabalho, embasamo-nos em: Bakhtin (2003); Bakhtin/Voloshinov (2006); Brait (2007;2013); Fiorin (2020); Koch (2014); Koch & Elias (2008); Kleiman (2004); Marcuschi (2008) e Romualdo (2000). |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48464 |
Appears in Collections: | (TCC) - Letras - Português |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Sarah Sibelly de Morais Ferreira Silva.pdf | 492,28 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License