Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48464

Share on

Title: Práticas de leitura nas aulas de língua portuguesa : uma abordagem verbo-visual do gênero charge
Authors: SILVA, Sarah Sibelly de Morais Ferreira
Keywords: Charge; Práticas de leitura; Verbo-visualidade
Issue Date: 4-Nov-2022
Citation: SILVA, Sarah. Práticas de leitura nas aulas de língua portuguesa : uma abordagem verbo-visual do gênero charge. 2022. Trabalho de Conclusão de curso (Letras Português Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Este artigo teve como objetivo principal apresentar uma proposta de uma sequência de atividades didáticas, a fim de contribuir para o desenvolvimento de habilidades de leitura de charges por estudantes do 9º ano dos anos finais. Estabelecemos uma discussão acerca de temas que se relacionam com o interesse desse trabalho, são eles: práticas de leitura, o gênero charge e a verbovisualidade. As práticas de leitura propostas se relacionam com a temática da representação da insegurança alimentar no Brasil por meio de charges. Para o desenvolvimento do nosso trabalho, embasamo-nos em: Bakhtin (2003); Bakhtin/Voloshinov (2006); Brait (2007;2013); Fiorin (2020); Koch (2014); Koch & Elias (2008); Kleiman (2004); Marcuschi (2008) e Romualdo (2000).
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48464
Appears in Collections:(TCC) - Letras - Português

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Sarah Sibelly de Morais Ferreira Silva.pdf492,28 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons