Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48119

Share on

Title: Efeito TikTok: o impacto da plataforma na indústria musical
Authors: GENUINO, Lianna Karla de Oliveira
Keywords: TikTok; Plataforma; Música; Trends; Charts
Issue Date: 4-Nov-2022
Citation: GENUINO, Lianna Karla de Oliveira. Efeito TikTok: o impacto da plataforma na indústria musical. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Diante dos dados que atestam o TikTok como a plataforma mais baixada do mundo entre 2020 e 2021, torna-se necessário localizá-lo, então, como um significativo termômetro social. Esta monografia tem o objetivo de perquirir e mapear a força do TikTok perante a indústria da música, por meio da viralização musical na plataforma. Para tanto, mediante uma análise de conteúdo (MORAES, 1999) e comparativa (FACHIN, 2006), a pesquisa procura depreender o comportamento das trends, as quais apropriam-se das canções, para concatená-las com o percurso das faixas fora do TikTok, nos charts de música. No que cerne à pesquisa bibliográfica, os estudos são alicerçados, sobretudo, nos conceitos de CMC (RECUERO, 2009), algoritmos (GILLESPIE, 2016, 2017, 2018), plataformização (POELL; NIEBORG; VAN DIJCK, 2020, VAN DIJCK; POELL; DE WAAL, 2018, VAN DIJCK, 2016), música e distribuição musical (ROSS, 2011, CASTRO, 2005, 2007, 2008, SOARES, 2014, AMARAL, 2009, 2010) e, evidentemente, trabalhos sobre o TikTok (ABIDIN, 2020, ABIDIN; ZENG, 2021, KAYE; ZENG, 2020, KAYE, 2020, KAYE; CHEN; ZENG, 2020). Quanto à exploração de conteúdo, os objetos de análise consistem nos relatórios Year on TikTok Music Report, de 2020 e 2021, os quais listam as canções mais utilizadas na plataforma, nos respectivos anos. Foram averiguadas, descritas e contextualizadas as tendências de vinte faixas - dez de cada ano e em seguida, contrastamos os resultados com relatórios de charts (Billboard Hot 100 e Billboard Year-End, 2020 e 2021) e do Spotify (2020 e 2021). Por fim, ao confrontar as investigações de cada ano, foi possível demonstrar a soberania das famosas dancinhas da plataforma, as quais impulsionam as músicas e as concedem longevidade fora do TikTok.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48119
Appears in Collections:(TCC) - Publicidade e Propaganda

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Lianna Karla de Oliveira Genuino.pdf3,34 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons