Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48119
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LIMA, Cecília Almeida Rodrigues | - |
dc.contributor.author | GENUINO, Lianna Karla de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-07T21:19:00Z | - |
dc.date.available | 2022-12-07T21:19:00Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-04 | - |
dc.date.submitted | 2022-11-21 | - |
dc.identifier.citation | GENUINO, Lianna Karla de Oliveira. Efeito TikTok: o impacto da plataforma na indústria musical. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48119 | - |
dc.description.abstract | Diante dos dados que atestam o TikTok como a plataforma mais baixada do mundo entre 2020 e 2021, torna-se necessário localizá-lo, então, como um significativo termômetro social. Esta monografia tem o objetivo de perquirir e mapear a força do TikTok perante a indústria da música, por meio da viralização musical na plataforma. Para tanto, mediante uma análise de conteúdo (MORAES, 1999) e comparativa (FACHIN, 2006), a pesquisa procura depreender o comportamento das trends, as quais apropriam-se das canções, para concatená-las com o percurso das faixas fora do TikTok, nos charts de música. No que cerne à pesquisa bibliográfica, os estudos são alicerçados, sobretudo, nos conceitos de CMC (RECUERO, 2009), algoritmos (GILLESPIE, 2016, 2017, 2018), plataformização (POELL; NIEBORG; VAN DIJCK, 2020, VAN DIJCK; POELL; DE WAAL, 2018, VAN DIJCK, 2016), música e distribuição musical (ROSS, 2011, CASTRO, 2005, 2007, 2008, SOARES, 2014, AMARAL, 2009, 2010) e, evidentemente, trabalhos sobre o TikTok (ABIDIN, 2020, ABIDIN; ZENG, 2021, KAYE; ZENG, 2020, KAYE, 2020, KAYE; CHEN; ZENG, 2020). Quanto à exploração de conteúdo, os objetos de análise consistem nos relatórios Year on TikTok Music Report, de 2020 e 2021, os quais listam as canções mais utilizadas na plataforma, nos respectivos anos. Foram averiguadas, descritas e contextualizadas as tendências de vinte faixas - dez de cada ano e em seguida, contrastamos os resultados com relatórios de charts (Billboard Hot 100 e Billboard Year-End, 2020 e 2021) e do Spotify (2020 e 2021). Por fim, ao confrontar as investigações de cada ano, foi possível demonstrar a soberania das famosas dancinhas da plataforma, as quais impulsionam as músicas e as concedem longevidade fora do TikTok. | pt_BR |
dc.format.extent | 94p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | TikTok | pt_BR |
dc.subject | Plataforma | pt_BR |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject | Trends | pt_BR |
dc.subject | Charts | pt_BR |
dc.title | Efeito TikTok: o impacto da plataforma na indústria musical | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7798728976197087 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0022671868840293 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Given the data that attest to TikTok as the most downloaded platform in the world in 2020 and 2021, it becomes necessary to locate it, then, as a significant and indispensable social thermometer. This monograph aims to research and map the strength of TikTok in the music industry, through the virality of music on the platform. Therefore, through a content analysis (MORAES, 1999) and comparative analysis (FACHIN, 2006), the research seeks to understand the behavior of trends, which appropriate the songs, to concatenate them with the path of tracks outside of TikTok, in the music charts. Regarding the bibliographic research, the studies are based, above all, on the concepts of CMC (RECUERO, 2009), algorithms (GILLESPIE, 2016, 2017, 2018), platform studies (POELL; NIEBORG; VAN DIJCK, 2020, VAN DIJCK; POELL ; DE WAAL, 2018, VAN DIJCK, 2016), music and music distribution (ROSS, 2011, CASTRO, 2005, 2007, 2008, SOARES, 2014, AMARAL, 2009, 2010) and, of course, works about TikTok (ABIDIN, 2020, ABIDIN; ZENG, 2021, KAYE; ZENG, 2020, KAYE, 2020, KAYE; CHEN; ZENG, 2020). As for the exploration of content, the objects of analysis consist of Year on TikTok Music Report, 2020 and 2021, which list the most used songs on the platform, in the respective years. The trends of twenty tracks were investigated, described and contextualized - ten of each year and then we contrasted the results with reports from charts (Billboard Hot 100 and Billboard Year-End, 2020 and 2021) and from Spotify (2020 and 2021). Finally, by confronting the investigations of each year, it was possible to demonstrate the sovereignty of the platform's famous dances, which boost the songs and grant them longevity outside of TikTok. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DCS) - Departamento de Comunicação Social | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Curso de Publicidade e Propaganda – Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0001-8239-4733 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Publicidade e Propaganda |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Lianna Karla de Oliveira Genuino.pdf | 3,34 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons