Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46497
Share on
Title: | A problemática da implantação do arco viário metropolitano do Recife : breve análise e proposição de alternativa ao empreendimento |
Authors: | SANTOS, David Leonardo de Sousa BARROS, Eduardo José Gordilho do Rêgo |
Keywords: | Engenharia Civil; Arco Metropolitano; Contorno do Recife; Viabilidade; Alternativa |
Issue Date: | 19-Feb-2016 |
Citation: | SANTOS, David Leonardo de Sousa; BARROS, Eduardo José Gordilho do Rêgo. A problemática da implantação do arco viário metropolitano do Recife: breve análise e proposição de alternativa ao empreendimento. 2016. 59 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2016. |
Abstract: | Propostas para aliviar o tráfego que cruza diariamente a BR-101, no trecho conhecido como Contorno do Recife, são levantadas há décadas. Com a crescente intenção de diversas empresas em se instalarem na região da Mata Norte pernambucana, compondo um novo polo de desenvolvimento do estado, discussões de alternativas para o escoamento de cargas ganharam força. Apresentado como opção rápida ao estrangulamento do segmento urbano supracitado, o projeto de implantação do Arco Rodoviário Metropolitano do Recife desde sua concepção enfrenta uma série de entraves sociais, políticos, econômicos e ambientais. Na intenção de discutir a motivação do empreendimento, são analisados e debatidos argumentos utilizados para justificar a eficiência da obra, além de ser pontuado o quão profundamente a proposta do Arco Viário cumpre estudos de viabilidade mínimos requeridos para uma realização de tal importância e porte econômico-financeiro. Por fim, ainda explorando conceitos de viabilidade, é proposta uma solução alternativa ao empreendimento. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46497 |
Appears in Collections: | (TCC) - Engenharia Civil e Ambiental |
Files in This Item:
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License