Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46497

Compartilhe esta página

Título: A problemática da implantação do arco viário metropolitano do Recife : breve análise e proposição de alternativa ao empreendimento
Autor(es): SANTOS, David Leonardo de Sousa
BARROS, Eduardo José Gordilho do Rêgo
Palavras-chave: Engenharia Civil; Arco Metropolitano; Contorno do Recife; Viabilidade; Alternativa
Data do documento: 19-Fev-2016
Citação: SANTOS, David Leonardo de Sousa; BARROS, Eduardo José Gordilho do Rêgo. A problemática da implantação do arco viário metropolitano do Recife: breve análise e proposição de alternativa ao empreendimento. 2016. 59 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2016.
Abstract: Propostas para aliviar o tráfego que cruza diariamente a BR-101, no trecho conhecido como Contorno do Recife, são levantadas há décadas. Com a crescente intenção de diversas empresas em se instalarem na região da Mata Norte pernambucana, compondo um novo polo de desenvolvimento do estado, discussões de alternativas para o escoamento de cargas ganharam força. Apresentado como opção rápida ao estrangulamento do segmento urbano supracitado, o projeto de implantação do Arco Rodoviário Metropolitano do Recife desde sua concepção enfrenta uma série de entraves sociais, políticos, econômicos e ambientais. Na intenção de discutir a motivação do empreendimento, são analisados e debatidos argumentos utilizados para justificar a eficiência da obra, além de ser pontuado o quão profundamente a proposta do Arco Viário cumpre estudos de viabilidade mínimos requeridos para uma realização de tal importância e porte econômico-financeiro. Por fim, ainda explorando conceitos de viabilidade, é proposta uma solução alternativa ao empreendimento.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46497
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Civil e Ambiental



Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons