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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46489

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Título: Análise de pontes de encontros integrais estudo de caso de uma ponte de 90 metros
Autor(es): MOURA, Vinícius Wendel dos Santos
Palavras-chave: Engenharia Civil; Pontes integrais; Encontros integrais; Pontes; Interação estrutura-solo
Data do documento: 2-Ago-2016
Citação: MOURA, Vinícius Wendel dos Santos. Análise de pontes de encontros integrais estudo de caso de uma ponte de 90 metros. 2016. 63 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2016.
Abstract: As pontes apresentam deslocamentos horizontais no tabuleiro devidos às ações externas como variação térmica, frenagem ou internas como retração e fluência dos materiais. Essas movimentações são acomodadas por dispositivos de movimentação, como juntas estruturais e aparelhos de apoio, entretanto esses dispositivos possuem uma vida útil muito inferior à da obra. As pontes integrais são estruturas que em seu processo construtivo os dispositivos de movimentação são eliminados totalmente ou parcialmente. Em consequência disso, estão se incorporando ao universo da engenharia estrutural como alternativa de construção com menor custo, tanto de execução como de manutenção. Entretanto, o processo de análise dessas estruturas é complexo em virtude da interação da estrutura com o solo adjacente aos encontros, uma vez que estes passam a desempenhar o papel de acomodar os deslocamentos. Para auxiliar nesse processo de análise são comumente utilizados mesmo em tratamento de pontes convencionais programas computacionais, programa de elementos finitos para modelação, análise e dimensionamento de estruturas, assim as hipóteses simplificadoras, que são utilizadas para fazer as análises da estrutura, se tornam mais técnicas ao nível operacional do programa. Para analisar o comportamento dessas estruturas em relação às pontes convencionais sobre casos de carregamento como variação térmica, retração, fluência, entre outros, um processo simplificado da configuração integral foi desenvolvido nesse trabalho e estudado acerca dos esforços de flexão atuantes e dos deslocamentos dos encontros.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46489
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Civil e Ambiental



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