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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46489

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRÉGIS, Paulo de Araújo-
dc.contributor.authorMOURA, Vinícius Wendel dos Santos-
dc.date.accessioned2022-09-15T21:40:33Z-
dc.date.available2022-09-15T21:40:33Z-
dc.date.issued2016-08-02-
dc.date.submitted2022-09-15-
dc.identifier.citationMOURA, Vinícius Wendel dos Santos. Análise de pontes de encontros integrais estudo de caso de uma ponte de 90 metros. 2016. 63 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46489-
dc.description.abstractAs pontes apresentam deslocamentos horizontais no tabuleiro devidos às ações externas como variação térmica, frenagem ou internas como retração e fluência dos materiais. Essas movimentações são acomodadas por dispositivos de movimentação, como juntas estruturais e aparelhos de apoio, entretanto esses dispositivos possuem uma vida útil muito inferior à da obra. As pontes integrais são estruturas que em seu processo construtivo os dispositivos de movimentação são eliminados totalmente ou parcialmente. Em consequência disso, estão se incorporando ao universo da engenharia estrutural como alternativa de construção com menor custo, tanto de execução como de manutenção. Entretanto, o processo de análise dessas estruturas é complexo em virtude da interação da estrutura com o solo adjacente aos encontros, uma vez que estes passam a desempenhar o papel de acomodar os deslocamentos. Para auxiliar nesse processo de análise são comumente utilizados mesmo em tratamento de pontes convencionais programas computacionais, programa de elementos finitos para modelação, análise e dimensionamento de estruturas, assim as hipóteses simplificadoras, que são utilizadas para fazer as análises da estrutura, se tornam mais técnicas ao nível operacional do programa. Para analisar o comportamento dessas estruturas em relação às pontes convencionais sobre casos de carregamento como variação térmica, retração, fluência, entre outros, um processo simplificado da configuração integral foi desenvolvido nesse trabalho e estudado acerca dos esforços de flexão atuantes e dos deslocamentos dos encontros.pt_BR
dc.format.extent63p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia Civilpt_BR
dc.subjectPontes integraispt_BR
dc.subjectEncontros integraispt_BR
dc.subjectPontespt_BR
dc.subjectInteração estrutura-solopt_BR
dc.titleAnálise de pontes de encontros integrais estudo de caso de uma ponte de 90 metrospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2918979371698496pt_BR
dc.description.abstractxThe bridges have horizontal displacements on the board due to external actions such as thermal variation, braking or as internal shrinkage and creep of materials. These movements are accommodated by handling devices such as structural joints and support devices, but these devices have a service life much lower than the work. Integral bridges are structures that in their construction process the handling devices are eliminated completely or partially. Consequently, they are incorporated into the world of structural engineering and construction alternative with less cost, both running and maintenance. However, the analysis process of these structures is complex because of the interaction of the ground structure adjacent to abutments, since these begin to play the role of accommodating the displacement. To assist in this analysis process are commonly used even in the processing of conventional computer programs bridges, finite element program for modeling, analysis and design of structures, as the simplifying assumptions that are used to make the analysis of the structure, become more techniques at the operational level program. To analyze the behavior of these structures over conventional bridges over loading cases as thermal variation, shrinkage, creep, among others, a simplified procedure of full configuration was developed in this work and studied about the active bending stresses and displacements of the abutments.pt_BR
dc.degree.departament(CTG-DECV) - Departamento de Engenharia Civil pt_BR
dc.degree.graduationCTG-Curso de Engenharia Civilpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Civil e Ambiental



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