Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44810
Compartilhe esta página
Título: | O jogo Probabilicard como instrumento de ensino e avaliação da aprendizagem de probabilidade para alunos surdos. |
Autor(es): | SILVA, Thaize de Lima da |
Palavras-chave: | Jogo; Avaliação da Aprendizagem; Surdez; Libras |
Data do documento: | 12-Mai-2022 |
Abstract: | As avaliações e metodologias aplicadas em sala de aula são importantes para os resultados obtidos em relação à aprendizagem dos alunos, e não é diferente ao se tratar de alunos surdos. No caso desses alunos há ainda uma necessidade de um olhar voltado à sua forma de comunicação. Por isso, o presente trabalho traz como problema de pesquisa: quais as contribuições do jogo Probabilicard como metodologia de ensino e instrumento de avaliação da aprendizagem com um grupo de alunos surdos? Assim, tem como objetivo geral Analisar as potencialidades do jogo Probabilicard como metodologia de ensino e instrumento de avaliação da aprendizagem de probabilidade com estudantes surdos do ensino fundamental II. Os participantes da pesquisa foram uma dupla de alunos surdos do ensino fundamental II e três profissionais da educação especial (uma professora/intérprete de Libras, um professor surdo e uma intérprete que acompanha os alunos em sala de aula) de uma escola municipal de Caruaru-PE. A coleta de dados foi feita por meio da aplicação do jogo, de entrevistas com os alunos e a intérprete e e um questionário com os profissionais da educação especial após o jogo. Com a pesquisa, inferimos que o referido jogo favoreceu o desenvolvimento de conceitos matemáticos ligado à probabilidade, que foi observado durante as jogadas, mas também nas falas dos alunos e dos professores que acompanharam o desenvolvimento do jogo e os alunos no cotidiano escolar. Além disso, o jogo Probabilicard apontou possibilidades de ser usado na avaliação desses alunos, tanto no sentido da participação, quanto na compreensão de conceitos relacionados a probabilidade. Concluímos ainda que o uso da Libras no material do jogo foi essencial para o melhor entendimento por parte dos alunos surdos e até o aumento do interesse pela atividade. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44810 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Thaize Silva.pdf | 1,05 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons