Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44810

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão-
dc.contributor.authorSILVA, Thaize de Lima da-
dc.date.accessioned2022-06-19T20:03:55Z-
dc.date.available2022-06-19T20:03:55Z-
dc.date.issued2022-05-12-
dc.date.submitted2022-06-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44810-
dc.description.abstractAs avaliações e metodologias aplicadas em sala de aula são importantes para os resultados obtidos em relação à aprendizagem dos alunos, e não é diferente ao se tratar de alunos surdos. No caso desses alunos há ainda uma necessidade de um olhar voltado à sua forma de comunicação. Por isso, o presente trabalho traz como problema de pesquisa: quais as contribuições do jogo Probabilicard como metodologia de ensino e instrumento de avaliação da aprendizagem com um grupo de alunos surdos? Assim, tem como objetivo geral Analisar as potencialidades do jogo Probabilicard como metodologia de ensino e instrumento de avaliação da aprendizagem de probabilidade com estudantes surdos do ensino fundamental II. Os participantes da pesquisa foram uma dupla de alunos surdos do ensino fundamental II e três profissionais da educação especial (uma professora/intérprete de Libras, um professor surdo e uma intérprete que acompanha os alunos em sala de aula) de uma escola municipal de Caruaru-PE. A coleta de dados foi feita por meio da aplicação do jogo, de entrevistas com os alunos e a intérprete e e um questionário com os profissionais da educação especial após o jogo. Com a pesquisa, inferimos que o referido jogo favoreceu o desenvolvimento de conceitos matemáticos ligado à probabilidade, que foi observado durante as jogadas, mas também nas falas dos alunos e dos professores que acompanharam o desenvolvimento do jogo e os alunos no cotidiano escolar. Além disso, o jogo Probabilicard apontou possibilidades de ser usado na avaliação desses alunos, tanto no sentido da participação, quanto na compreensão de conceitos relacionados a probabilidade. Concluímos ainda que o uso da Libras no material do jogo foi essencial para o melhor entendimento por parte dos alunos surdos e até o aumento do interesse pela atividade.pt_BR
dc.format.extent68p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectJogopt_BR
dc.subjectAvaliação da Aprendizagempt_BR
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.titleO jogo Probabilicard como instrumento de ensino e avaliação da aprendizagem de probabilidade para alunos surdos.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3870156252880067pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4866964083641498pt_BR
dc.description.abstractxThe evaluations and methodologies applied in the classroom are important for the results obtained in relation to the learning of students, and it is not different in regards to deaf students. In the case of these students there is still a need for a look at the form of communication. Therefore, this work has as a research problem: what are the contributions of the Probabilicard game as a teaching methodology and learning assessment instrument with a group of deaf students? Thus, its general objective is to analyze the potentialities of Probabilicard as a teaching methodology and instrument for assessing probability learning with deaf middle school students. The participants of the research were two deaf middle school students and three professionals of special education (a teacher/interpreter of sign language, a deaf teacher and an interpreter who accompanies the students in classroom) of a municipal school in Caruaru-PE. Data collection was done through the application of the game, interviews with students and interpreters and a questionnaire with the professionals of special education after the game. With the research, we infer that the game favored the development of mathematical concepts linked to probability, which was observed during the plays, but also in the statements of the students and teachers who followed the development of the game and the students in the school routine. Furthermore, the Probabilicard game showed possibilities of being used in the evaluation of these students, both in the sense of participation and in the understanding of concepts related to probability. We also concluded that the use of sign language in the game material was essential for a better understanding by deaf students and even increased interest in the activity.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Thaize Silva.pdf1,05 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons