Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44810

Share on

Title: O jogo Probabilicard como instrumento de ensino e avaliação da aprendizagem de probabilidade para alunos surdos.
Authors: SILVA, Thaize de Lima da
Keywords: Jogo; Avaliação da Aprendizagem; Surdez; Libras
Issue Date: 12-May-2022
Abstract: As avaliações e metodologias aplicadas em sala de aula são importantes para os resultados obtidos em relação à aprendizagem dos alunos, e não é diferente ao se tratar de alunos surdos. No caso desses alunos há ainda uma necessidade de um olhar voltado à sua forma de comunicação. Por isso, o presente trabalho traz como problema de pesquisa: quais as contribuições do jogo Probabilicard como metodologia de ensino e instrumento de avaliação da aprendizagem com um grupo de alunos surdos? Assim, tem como objetivo geral Analisar as potencialidades do jogo Probabilicard como metodologia de ensino e instrumento de avaliação da aprendizagem de probabilidade com estudantes surdos do ensino fundamental II. Os participantes da pesquisa foram uma dupla de alunos surdos do ensino fundamental II e três profissionais da educação especial (uma professora/intérprete de Libras, um professor surdo e uma intérprete que acompanha os alunos em sala de aula) de uma escola municipal de Caruaru-PE. A coleta de dados foi feita por meio da aplicação do jogo, de entrevistas com os alunos e a intérprete e e um questionário com os profissionais da educação especial após o jogo. Com a pesquisa, inferimos que o referido jogo favoreceu o desenvolvimento de conceitos matemáticos ligado à probabilidade, que foi observado durante as jogadas, mas também nas falas dos alunos e dos professores que acompanharam o desenvolvimento do jogo e os alunos no cotidiano escolar. Além disso, o jogo Probabilicard apontou possibilidades de ser usado na avaliação desses alunos, tanto no sentido da participação, quanto na compreensão de conceitos relacionados a probabilidade. Concluímos ainda que o uso da Libras no material do jogo foi essencial para o melhor entendimento por parte dos alunos surdos e até o aumento do interesse pela atividade.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44810
Appears in Collections:TCC - Matemática - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Thaize Silva.pdf1,05 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons