Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43146

Comparte esta pagina

Título: Educação, comunicação e tecnologia: estudo de caso do ensino remoto da Universidade Federal de Pernambuco do Centro Acadêmico do Agreste realizado durante a pandemia de Covid-19.
Autor(es): LIMA, Vitória Regina Oliveira de
Palavras-chave: Comunicação; Educação; Ensino Remoto; Tecnologia
Data do documento: 20-Dez-2021
Citação: LIMA, Vitória Regina Oliveira de. Educação, Comunicação e Tecnologia: Estudo de caso do ensino remoto da Universidade Federal de Pernambuco do Centro Acadêmico do Agreste realizado durante a pandemia de Covid-19. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Abstract: Este trabalho busca compreender como o Ensino Remoto realizado na Universidade Federal de Pernambuco do Centro Acadêmico do Agreste, em Caruaru, no momento de pandemia de Covid-19, se comporta na realidade dos discentes dos cursos de graduação envolvidos neste ensino, analisando a relação entre comunicação, tecnologia e comunicação. Para isso, teóricos e pesquisadores que dissertam sobre a sociedade e os meios de comunicação foram usados como aporte teórico, como Harold Innis, Marshall McLuhan, integrantes da Escola de Toronto, juntamente com aqueles que pesquisam sobre a educação, como Anísio Teixeira e Marta Maia. Assim posto, foram realizadas pesquisas com os graduandos para identificar as principais questões presentes no ensino remoto e como este ensino é vivenciado na sua realidade durante a pandemia. Nesse contexto, o trabalho busca compreender quais as problemáticas, indagações e vivências que o ensino remoto trouxe para a vida desses estudantes, a partir da presença dos novos meios de comunicação e ferramentas tecnológicas, uma vez que, é um ensino que surgiu inesperadamente no mundo inteiro, e com ele, houveram mudanças sociais e educacionais, incluindo as mudanças de relações pessoais causadas pela inserção dos meios, uma vez que os meios não são neutros.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43146
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Comunicação Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vitória Regina - TCC.pdf1,54 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons