Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43146
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BARBOSA, Rodrigo Miranda | - |
dc.contributor.author | LIMA, Vitória Regina Oliveira de | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-03T21:13:27Z | - |
dc.date.available | 2022-03-03T21:13:27Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-20 | - |
dc.date.submitted | 2022-03-03 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Vitória Regina Oliveira de. Educação, Comunicação e Tecnologia: Estudo de caso do ensino remoto da Universidade Federal de Pernambuco do Centro Acadêmico do Agreste realizado durante a pandemia de Covid-19. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43146 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho busca compreender como o Ensino Remoto realizado na Universidade Federal de Pernambuco do Centro Acadêmico do Agreste, em Caruaru, no momento de pandemia de Covid-19, se comporta na realidade dos discentes dos cursos de graduação envolvidos neste ensino, analisando a relação entre comunicação, tecnologia e comunicação. Para isso, teóricos e pesquisadores que dissertam sobre a sociedade e os meios de comunicação foram usados como aporte teórico, como Harold Innis, Marshall McLuhan, integrantes da Escola de Toronto, juntamente com aqueles que pesquisam sobre a educação, como Anísio Teixeira e Marta Maia. Assim posto, foram realizadas pesquisas com os graduandos para identificar as principais questões presentes no ensino remoto e como este ensino é vivenciado na sua realidade durante a pandemia. Nesse contexto, o trabalho busca compreender quais as problemáticas, indagações e vivências que o ensino remoto trouxe para a vida desses estudantes, a partir da presença dos novos meios de comunicação e ferramentas tecnológicas, uma vez que, é um ensino que surgiu inesperadamente no mundo inteiro, e com ele, houveram mudanças sociais e educacionais, incluindo as mudanças de relações pessoais causadas pela inserção dos meios, uma vez que os meios não são neutros. | pt_BR |
dc.format.extent | 118p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Comunicação | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Ensino Remoto | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.title | Educação, comunicação e tecnologia: estudo de caso do ensino remoto da Universidade Federal de Pernambuco do Centro Acadêmico do Agreste realizado durante a pandemia de Covid-19. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7877992897745658 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6498132660066720 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work seeks to understand how Remote Teaching carried out at the Federal University of Pernambuco at the Centro Acadêmico do Agreste, in Caruaru, at the time of the Covid-19 pandemic, behaves in the reality of undergraduate students involved in this teaching, analyzing the relationship between communication, technology and communication. For this, theorists and researchers who talk about society and the media were used as theoretical support, such as Harold Innis, Marshall McLuhan, members of the School of Toronto, along with those who research education, such as Anísio Teixeira and Marta Maia . Thus, research was carried out with undergraduates to identify the main issues present in remote learning and how this teaching is experienced in their reality during the pandemic. In this context, the work seeks to understand the problems, questions and experiences that remote learning brought to these students' lives, based on the presence of new means of communication and technological tools, since it is a teaching that appeared unexpectedly in the world throughout, and with it, there were social and educational changes, including changes in personal relationships caused by the insertion of the media, since the media are not neutral. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicação | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Comunicação Social | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/ 0000-0002-5552-4528 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAA-ND): TCC - Comunicação Social |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Vitória Regina - TCC.pdf | 1,54 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons