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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43143

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Título: Projeto de design com participação do cliente.
Autor(es): MIRANDA, Rivaldo Vila Nova de
Palavras-chave: Marca de produtos; Serviços ao cliente; Escolha de marca - Projetos e construção
Data do documento: 25-Jul-2021
Citação: MIRANDA, Rivaldo Vila Nova de. Projeto de design com participação do cliente. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Abstract: O presente trabalho visa demonstrar como os clientes podem ser inseridos no decorrer do processo de projetação de naming ou de identidade visual, verificando as possíveis facilitações que isso traz quanto à aceitação do resultado final, bem como alguns dos principais entraves observados nessa prática. O estudo foi realizado a partir da observação e relato de casos reais por parte do projetista, identificando as dificuldades e inseguranças por parte do cliente na tomada de decisões, assim como o mapeamento dos pontos convergentes e divergentes de cada projeto. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza empírica onde fez-se a comparação de quatro estudos de caso reais, visando encontrar não apenas pontos semelhantes ou divergentes, mas também circunstâncias particulares que envolvessem a interação dos clientes com o processo projetual em si, de modo a reconhecer as peculiaridades dessas interações que pudessem ser replicadas em situações semelhantes para obtenção de resultados mais satisfatórios quanto possíveis. A metodologia de pesquisa utilizada teve abordagem fenomenológica para proporcionar a observação etnográfica, uma vez em que o pesquisador também é o projetista, bem como a redução eidética de cada caso com o auxílio do método de procedimento estruturalista no desmonte desses casos e recriação nos resultados e recomendações. Como principal resultado, obteve-se que a participação do cliente durante as várias etapas projetuais, quer de name ou de identidade visual, ou mesmo ambas, permite, não apenas o engajamento do cliente com seu próprio projeto, mas uma melhor aceitação e compreensão das etapas, da apropriação dos resultados em si e de um melhor reconhecimento quanto a relação de custo benefício entre o preço cobrado e o valor agregado da ou das propostas finais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43143
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Design

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