Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43143

Share on

Title: Projeto de design com participação do cliente.
Authors: MIRANDA, Rivaldo Vila Nova de
Keywords: Marca de produtos; Serviços ao cliente; Escolha de marca - Projetos e construção
Issue Date: 25-Jul-2021
Citation: MIRANDA, Rivaldo Vila Nova de. Projeto de design com participação do cliente. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Abstract: O presente trabalho visa demonstrar como os clientes podem ser inseridos no decorrer do processo de projetação de naming ou de identidade visual, verificando as possíveis facilitações que isso traz quanto à aceitação do resultado final, bem como alguns dos principais entraves observados nessa prática. O estudo foi realizado a partir da observação e relato de casos reais por parte do projetista, identificando as dificuldades e inseguranças por parte do cliente na tomada de decisões, assim como o mapeamento dos pontos convergentes e divergentes de cada projeto. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza empírica onde fez-se a comparação de quatro estudos de caso reais, visando encontrar não apenas pontos semelhantes ou divergentes, mas também circunstâncias particulares que envolvessem a interação dos clientes com o processo projetual em si, de modo a reconhecer as peculiaridades dessas interações que pudessem ser replicadas em situações semelhantes para obtenção de resultados mais satisfatórios quanto possíveis. A metodologia de pesquisa utilizada teve abordagem fenomenológica para proporcionar a observação etnográfica, uma vez em que o pesquisador também é o projetista, bem como a redução eidética de cada caso com o auxílio do método de procedimento estruturalista no desmonte desses casos e recriação nos resultados e recomendações. Como principal resultado, obteve-se que a participação do cliente durante as várias etapas projetuais, quer de name ou de identidade visual, ou mesmo ambas, permite, não apenas o engajamento do cliente com seu próprio projeto, mas uma melhor aceitação e compreensão das etapas, da apropriação dos resultados em si e de um melhor reconhecimento quanto a relação de custo benefício entre o preço cobrado e o valor agregado da ou das propostas finais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43143
Appears in Collections:(CAA-ND): TCC - Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MIRANDA, Rivaldo Vila Nova de.pdf2,02 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons