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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43143

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCABRAL, Glenda Gomes-
dc.contributor.authorMIRANDA, Rivaldo Vila Nova de-
dc.date.accessioned2022-03-03T20:46:48Z-
dc.date.available2022-03-03T20:46:48Z-
dc.date.issued2021-07-25-
dc.date.submitted2022-03-03-
dc.identifier.citationMIRANDA, Rivaldo Vila Nova de. Projeto de design com participação do cliente. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43143-
dc.description.abstractO presente trabalho visa demonstrar como os clientes podem ser inseridos no decorrer do processo de projetação de naming ou de identidade visual, verificando as possíveis facilitações que isso traz quanto à aceitação do resultado final, bem como alguns dos principais entraves observados nessa prática. O estudo foi realizado a partir da observação e relato de casos reais por parte do projetista, identificando as dificuldades e inseguranças por parte do cliente na tomada de decisões, assim como o mapeamento dos pontos convergentes e divergentes de cada projeto. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza empírica onde fez-se a comparação de quatro estudos de caso reais, visando encontrar não apenas pontos semelhantes ou divergentes, mas também circunstâncias particulares que envolvessem a interação dos clientes com o processo projetual em si, de modo a reconhecer as peculiaridades dessas interações que pudessem ser replicadas em situações semelhantes para obtenção de resultados mais satisfatórios quanto possíveis. A metodologia de pesquisa utilizada teve abordagem fenomenológica para proporcionar a observação etnográfica, uma vez em que o pesquisador também é o projetista, bem como a redução eidética de cada caso com o auxílio do método de procedimento estruturalista no desmonte desses casos e recriação nos resultados e recomendações. Como principal resultado, obteve-se que a participação do cliente durante as várias etapas projetuais, quer de name ou de identidade visual, ou mesmo ambas, permite, não apenas o engajamento do cliente com seu próprio projeto, mas uma melhor aceitação e compreensão das etapas, da apropriação dos resultados em si e de um melhor reconhecimento quanto a relação de custo benefício entre o preço cobrado e o valor agregado da ou das propostas finais.pt_BR
dc.format.extent85p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMarca de produtospt_BR
dc.subjectServiços ao clientept_BR
dc.subjectEscolha de marca - Projetos e construçãopt_BR
dc.titleProjeto de design com participação do cliente.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coFREIRE, Luciana Lopes-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5087722456096034pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3427828398620969pt_BR
dc.description.abstractxThe present work intends to show how the clients can participate, during the process, in the naming project or visual identitiy and also to verify the possible facilitations that it brings regarding the acceptance of its final result as well as to check out some impediments observed in this practice. The study was based on the designer’s observation about the client’s true stories concerning his decision-making process. It also mapped the convergent and divergent views of every project. This is an empirical qualitative research which compares four studies of real stories, whose aim is to find not just similar or divergent views but also particular circumstances involving our client’s interaction with the related design process so as to recognize the peculiarities of these interactions, which could be replicated in similar situations in order to achieve very satisfactory results. As the researcher of this study is also a designer, a phenomenolical approach to the matter was adopted so as to provide an ethnographic observation and an eidetic reduction in each case with the aid of the structuralist procedures to deconstruct these cases and recreate them with results and ecommendations. The interaction with clients, by name or visual identity, or both, during various stages of the project, resulted mainly in the customer engagement in his own project and in a better acceptance and comprehension of its stages, of the appropriation of the results and better recognition of cost-benefit between the price charged and the added value in the final proposal or proposals.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Outros::Desenho de Projetospt_BR
dc.degree.departament::(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Design – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/9350734852913748pt_BR
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Design

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