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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40961
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Title: | As tecnologias digitais nas aulas de língua inglesa : uso e percepções dos docentes |
Authors: | MORAES, Leonardo de Albuquerque |
Keywords: | Língua Inglesa – Estudo e Ensino; Tecnologia Educacional – Língua Inglesa; Técnicas de Ensino – Aprendizagem; UFPE - Pós-graduação |
Issue Date: | 12-Mar-2021 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citation: | MORAES, Leonardo de Albuquerque. As tecnologias digitais nas aulas de língua inglesa: uso e percepções dos docentes. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. |
Abstract: | Partindo do princípio que as tecnologias estiveram presentes no ensino e aprendizagem da Língua Inglesa, desde o advento do CALL - Computer Assisted Language Learning, nos anos 50 e 60, este trabalho procurou identificar de que forma as tecnologias têm sido utilizadas hoje em sala de aula. Temos a especificidade das aulas observadas serem de crianças e adolescentes pois é um ponto importante analisar como seria este uso das tecnologias com este público que está mergulhado no uso delas. O objetivo desta pesquisa foi analisar o uso pedagógico das tecnologias digitais nas aulas de Língua Inglesa em diferentes contextos de ensino. Para atingirmos esse objetivo elaboramos três objetivos específicos, que são: 1) Identificar o percurso de formação dos professores de Língua Inglesa para o uso das tecnologias digitais em sala de aula; 2) Descrever as estratégias e materiais que são utilizados pelo professor em sala de aula ; 3) Descrever alguns aspectos observados em sala como comportamento dos alunos, forma de uso das tecnologias, exigência da escola para uso de tecnologias e a concepção de inovação em aula na visão do professor. Para atingirmos estes objetivos utilizamos uma abordagem qualitativa, sendo uma pesquisa descritiva, , cuja técnica utilizada para a coleta de dados foi a observação sistemática em sala de aula e foi utilizada também o instrumento de coleta de dados para a realização de entrevistas com os professores. A pesquisa foi não participante, pois o pesquisador assistiu às aulas sem participar delas, apenas observando e tomando notas. Procurando dialogar com trabalhos recentes e de temática semelhante fizemos também uma revisão sistemática da literatura utilizando como banco de dados a BDTD (Biblioteca Digital de Teses e Dissertações). Este portal possui 124 universidades brasileiras e proporciona acessibilidade irrestrita aos estudos através dos repositórios de origem. Em relação aos autores, este trabalho se baseou em Levy (1999), Moran(2006), Kensky (2007,2012,2013), Prensky (2001), Pinto (2005) no que tange ao uso das tecnologias digitais entre outros autores. Em relação ao aprendizado do idioma Inglês, com tecnologias digitais, este trabalho se orientou baseado em Paiva(1997,2005,2009,2010,2012,2013), Leffa (1999,2006,2012,2013), Brewler,Ellis e Girard (2004), Betcher e Lee (2009) e outros autores. Os resultados apontaram que nem todos os professores possuem formação em Letras Português-Inglês; em relação ao domínio da tecnologia, eles estão em sua maioria na faixa intermediária; em relação a apropriação das tecnologias digitais, muitos do professores tiveram treinamento nas escolas onde ensinam para o domínio das tecnologias; Apesar de a maior parte das escolas oferecerem os artefatos tecnológicos, foram utilizadas também não tecnologias não digitais; Não encontramos muitas diferenças nas estratégias de aula adotadas; Para os professores, as tecnologias digitais, de forma geral, motivam os alunos e conseguem fazer com que os alunos aprendam melhor. Apesar desta resposta, a maioria dos professores acha que ela não é essencial para se aprender o idioma Inglês; Professores também apontaram algumas dificuldades no uso das tecnologias digitais que podem ser de ordem política, técnica e pedagógica; As escolas também incentivam o uso das tecnologias digitais no qual para algumas é obrigatório; e por fim, o professor deu o seu conceito de inovação em sala de aula, no qual encontramos uma associação com o uso de novos artefatos ou com uma nova abordagem pedagógica. |
Description: | Carvalho, Ana Beatriz Gomes de, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: CARVALHO, Ana Beatriz |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40961 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica |
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