Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40961
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CARVALHO, Ana Beatriz Gomes de | - |
dc.contributor.author | MORAES, Leonardo de Albuquerque | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-13T14:59:03Z | - |
dc.date.available | 2021-08-13T14:59:03Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-12 | - |
dc.identifier.citation | MORAES, Leonardo de Albuquerque. As tecnologias digitais nas aulas de língua inglesa: uso e percepções dos docentes. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40961 | - |
dc.description | Carvalho, Ana Beatriz Gomes de, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: CARVALHO, Ana Beatriz | pt_BR |
dc.description.abstract | Partindo do princípio que as tecnologias estiveram presentes no ensino e aprendizagem da Língua Inglesa, desde o advento do CALL - Computer Assisted Language Learning, nos anos 50 e 60, este trabalho procurou identificar de que forma as tecnologias têm sido utilizadas hoje em sala de aula. Temos a especificidade das aulas observadas serem de crianças e adolescentes pois é um ponto importante analisar como seria este uso das tecnologias com este público que está mergulhado no uso delas. O objetivo desta pesquisa foi analisar o uso pedagógico das tecnologias digitais nas aulas de Língua Inglesa em diferentes contextos de ensino. Para atingirmos esse objetivo elaboramos três objetivos específicos, que são: 1) Identificar o percurso de formação dos professores de Língua Inglesa para o uso das tecnologias digitais em sala de aula; 2) Descrever as estratégias e materiais que são utilizados pelo professor em sala de aula ; 3) Descrever alguns aspectos observados em sala como comportamento dos alunos, forma de uso das tecnologias, exigência da escola para uso de tecnologias e a concepção de inovação em aula na visão do professor. Para atingirmos estes objetivos utilizamos uma abordagem qualitativa, sendo uma pesquisa descritiva, , cuja técnica utilizada para a coleta de dados foi a observação sistemática em sala de aula e foi utilizada também o instrumento de coleta de dados para a realização de entrevistas com os professores. A pesquisa foi não participante, pois o pesquisador assistiu às aulas sem participar delas, apenas observando e tomando notas. Procurando dialogar com trabalhos recentes e de temática semelhante fizemos também uma revisão sistemática da literatura utilizando como banco de dados a BDTD (Biblioteca Digital de Teses e Dissertações). Este portal possui 124 universidades brasileiras e proporciona acessibilidade irrestrita aos estudos através dos repositórios de origem. Em relação aos autores, este trabalho se baseou em Levy (1999), Moran(2006), Kensky (2007,2012,2013), Prensky (2001), Pinto (2005) no que tange ao uso das tecnologias digitais entre outros autores. Em relação ao aprendizado do idioma Inglês, com tecnologias digitais, este trabalho se orientou baseado em Paiva(1997,2005,2009,2010,2012,2013), Leffa (1999,2006,2012,2013), Brewler,Ellis e Girard (2004), Betcher e Lee (2009) e outros autores. Os resultados apontaram que nem todos os professores possuem formação em Letras Português-Inglês; em relação ao domínio da tecnologia, eles estão em sua maioria na faixa intermediária; em relação a apropriação das tecnologias digitais, muitos do professores tiveram treinamento nas escolas onde ensinam para o domínio das tecnologias; Apesar de a maior parte das escolas oferecerem os artefatos tecnológicos, foram utilizadas também não tecnologias não digitais; Não encontramos muitas diferenças nas estratégias de aula adotadas; Para os professores, as tecnologias digitais, de forma geral, motivam os alunos e conseguem fazer com que os alunos aprendam melhor. Apesar desta resposta, a maioria dos professores acha que ela não é essencial para se aprender o idioma Inglês; Professores também apontaram algumas dificuldades no uso das tecnologias digitais que podem ser de ordem política, técnica e pedagógica; As escolas também incentivam o uso das tecnologias digitais no qual para algumas é obrigatório; e por fim, o professor deu o seu conceito de inovação em sala de aula, no qual encontramos uma associação com o uso de novos artefatos ou com uma nova abordagem pedagógica. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Língua Inglesa – Estudo e Ensino | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia Educacional – Língua Inglesa | pt_BR |
dc.subject | Técnicas de Ensino – Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | UFPE - Pós-graduação | pt_BR |
dc.title | As tecnologias digitais nas aulas de língua inglesa : uso e percepções dos docentes | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9910882209553577 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7155629480601286 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologica | pt_BR |
dc.description.abstractx | Assuming that technologies have been present in the teaching and learning of the English lan- guage, since the advent of CALL - Computer Assisted Language Learning, in the 50s and 60s, this work sought to identify how technologies have been used today in the classroom . We have the specificity of the classes observed being children and adolescents because it is an important point to analyze how this use of technologies would be with this audience that is immersed in their use. The objective of this research was to analyze the pedagogical use of digital technologies in English language classes in different teaching contexts. To achieve this goal, we have elaborated three specific objectives, which are: 1) Identify the training path of English language teachers for the use of digital technologies in the classroom; 2) Describe the strategies and materials that are used by the teacher in the classroom; 3) Describe some as- pects observed in the classroom, such as student behavior, the way technology is used, the school's requirement for the use of technology and the concept of innovation in class in the teacher's view. In order to achieve these objectives, we used a qualitative approach, being a descriptive research, whose technique used for data collection was systematic observation in the classroom and the data collection instrument was also used to conduct interviews with teachers. The research did not have the participation of the researcher in classroom observa- tion, being a non-participant research. Seeking to dialogue with recent works with a similar theme, we also did a systematic review of the literature using the BDTD (Digital Library of Theses and Dissertations) as a database. This portal has 124 Brazilian universities and pro- vides unrestricted access to studies through the original repositories. Regarding the authors, this work was based on Levy (1999), Moran (2000), Kensky (2007,2012,2013), Prensky (2001), Pinto (2005) regarding the use of digital technologies among other authors. Regarding the learning of the English language, with digital technologies, this work was based on Paiva (1997,2005,2009,2010,2012,2013), Leffa (1999,2006,2012,2013), Brewler, Ellis and Girard ( 2004), Betcher and Lee (2009) and other authors.The results showed that not all teachers have training in Portuguese-English Letters; in relation to the domain of technology, they are mostly in the middle range; in relation to the appropriation of digital technologies, many of the teachers had training in schools where they teach to master the technologies; Although most schools offer technological artifacts, non-digital technologies were also used; We do not find many differences in the lesson strategies adopted; For teachers, digital technologies, in general, motivate students and manage to make students learn better. Despite this answer, most teachers feel that it is not essential for learning the English language; Teachers also pointed out some difficulties in the use of digital technologies that can be of a political, tech- nical and pedagogical nature; Schools also encourage the use of digital technologies, which for some is mandatory; and finally, the teacher gave his concept of innovation in the class- room, in which we found an association with the use of new artifacts or with a new pedagogi- cal approach. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Leonardo de Albuquerque Moraes.pdf | 1,11 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons